6 práticas que melhoram o desempenho dos colaboradores



Hoje em dia, a maioria das empresas valorizam o trabalho em equipe no ambiente de trabalho, uma vez que estão diretamente relacionados à produtividade e o bom desempenho dos colaboradores.

Isso acontece porque cada pessoa tem suas próprias necessidades, interesses e, claro, seu próprio ritmo de trabalho.

Para não prejudicar todo o processo que envolve o trabalho em equipe, a organização deve investir em métodos para melhorar o desempenho dos funcionários.

É dessa forma que ela aprimora a capacidade deles, conquista mais engajamento e faz com que eles se sintam mais satisfeitos com o ambiente ao qual estão inseridos.

No entanto, nem sempre é fácil fazer isso, mas existem algumas estratégias que podem ser aplicadas e que melhoram muito o desempenho do time.

Mas, antes de aplicá-las, é preciso saber como é o trabalho em equipe, a importância de garantir o bom desempenho dos colaboradores e como melhorá-lo.

É exatamente sobre esses pontos que vamos falar aqui, então, se você tem dúvidas, leia este artigo e esclareça todas elas. Com certeza, ao final dele, você saberá como melhorar a sua equipe.

Como é o trabalho em equipe?

O conceito de trabalho em equipe consiste na junção de vários profissionais, que unem seus esforços a fim de colocar em prática determinado processo.

Em outras palavras, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas em prol de um mesmo objetivo, executando uma tarefa, elas estão fazendo trabalho em equipe.

Dentro de uma fábrica de notebook para escritório, por exemplo, o trabalho em equipe permite que os profissionais troquem conhecimentos, o que colabora para que se desenvolvam entre si.

Portanto, alguém que é especializado em determinado assunto, ao trabalhar em união, ajuda os demais a aprender sobre o tema.

Além disso, essa força acelera a execução de tarefas, pois cada um fica responsável por uma parte delas, de acordo com suas habilidades. Além de fazer com que sejam executadas com mais rapidez, terão muito mais qualidade.

Só que para que tudo isso seja bem aproveitado, é fundamental que os colaboradores compartilhem metas e objetivos. Isso traz mais motivação para a equipe, além de mais união entre os membros.

A companhia deve incentivar a comunicação, bem como delimitar o escopo de trabalho de cada colaborador. É dessa forma que ela vai melhorar o desempenho de todos, e a partir disso, conseguimos entender sua relevância.

Importância do bom desempenho

Garantir o bom desempenho dos seus colaboradores é importante para potencializar a capacidade deles, o que acaba por reduzir os índices de rotatividade, como demissões e admissões dentro da companhia.

Isso é o que chamamos de turnover, e quando seus índices estão muito altos, a companhia acaba gerando gastos adicionais.

Um baixo desempenho também prejudica a cultura organizacional, impedindo que ela se solidifique no ambiente de trabalho.

Uma empresa de gestão patrimonial pode aprimorar diversos aspectos relacionados à atuação dos colaboradores dentro de seu ambiente organizacional, tais como:

  • Caixa e lucratividade;

  • Atendimento ao cliente;

  • Otimização do trabalho em equipe;

  • Inovação de processos internos;

  • Treinamentos corporativos.

Todos eles visam melhorar o desempenho da empresa, com base no desenvolvimento de cada colaborador individualmente.

Além de fazer com que eles cresçam profissionalmente, melhora o desempenho e ainda auxilia nos processos de tomada de decisão. Por exemplo, a organização identifica quem está apto a ser promovido, a receber um aumento ou a ser demitido.

Entretanto, para notar uma melhora significativa no desempenho da equipe, é necessário investir em algumas práticas, e é sobre isso que vamos falar no tópico a seguir.

Dicas para melhorar a performance da equipe

É papel do gestor delegar e monitorar as tarefas de cada membro de sua equipe. Só que ele também é o responsável por engajá-los e alinhá-los aos objetivos da empresa, tanto no ambiente de trabalho quanto em salas para treinamento.

Para conseguir isso, existem algumas estratégias com foco no desempenho dos profissionais. Dentre elas:

1 - Ser transparente e acessível

Quando o ambiente de trabalho é transparente, a tendência é que a equipe se torne mais responsável e criativa. Além disso, desenvolve sentimento de respeito entre todos os membros.

Uma comunicação aberta e consistente deixa os funcionários mais seguros e livres para contribuir, usando toda sua capacidade e criatividade.

É uma forma de fazer com que os funcionários vejam a evolução dos trabalhos, e assim, entender a importância deles dentro do processo.

Um ambiente transparente também promove senso de responsabilidade e engajamento entre todos.

Além disso, o gestor deve ser o primeiro a saber dos problemas, e para isso, ele deve estar sempre acessível. Saber ouvir também é essencial, assim como assumir uma postura responsável para com os colaboradores.

Mostre aos funcionários que você está disponível, e faça com que eles cheguem até você para esclarecer dúvidas, dar sugestões, dentre outras necessidades.

2 - Estabeleça pontos motivadores

Uma boa maneira de melhorar o desempenho dos funcionários de uma empresa de projeto de hotelaria é identificar situações que os motivem.

Enquanto para alguns pode ser motivacional um aumento salarial, para outros o dinheiro não é um fator de recompensa. Outras opções que atraem as pessoas são:

  • Fazer home office;
  • Folgas alternadas;
  • Receber elogios;
  • Premiações.

Ao descobrir o que realmente motiva sua equipe, o gestor pode usar esses pontos como estratégia para motivá-los e estimulá-los, e com isso, melhorar o desempenho de cada colaborador.

3 - Dar feedbacks

O feedback é um bom exemplo de gestão de equipes dentro de uma fabricante de cadeira alta para escritório ou qualquer outro tipo de estabelecimento. Mas, para além disso, é uma ferramenta valiosa para qualquer companhia.

O feedback individual e coletivo identifica falhas e encontra soluções inteligentes. Com isso, o gestor pode fazer os ajustes necessários e melhorar continuamente o desempenho de sua equipe.

É dessa forma que você desenvolve os colaboradores no âmbito pessoal e profissional. Contudo, é válido lembrar que o feedback não serve apenas para falar de algo que não está certo.

Trata-se de uma poderosa ferramenta de gestão que oferece informações acerca do progresso da equipe, permitindo que seus membros se desenvolvam ainda mais.

4 - Ser um bom exemplo

O líder deve sempre ser um exemplo de profissional para os demais colaboradores. Ele deve possuir um perfil proativo, entusiasmado e ético dentro do ambiente de trabalho.

Essas e outras características são observadas pelos funcionários, portanto, se você quer melhorar a pontualidade deles quanto ao horário de chegada, por exemplo, não é uma boa postura chegar atrasado.

5 - Promover a colaboração entre os funcionários

Dentro de uma fabricante de cordão para caneca, os colaboradores são mais felizes porque se dão bem uns com os outros. Consequentemente, o desempenho se torna muito melhor.

É papel do líder incentivar os membros a colaborarem, de modo a aproveitar melhor as habilidades individuais de cada um.

Garanta que todas elas sejam devidamente utilizadas, além de conscientizar a todos em relação aos projetos em andamento dentro da corporação.

É assim que todos os funcionários de sua equipe vão se sentir à vontade para colaborar sempre que sentirem que podem agregar valor.

O gestor de uma empresa de entrega de documentos ou de uma loja de cosméticos pode usar diversas ferramentas com essa finalidade, inclusive gratuitas, como o Google Drive.

Por meio dela, é possível atualizar em tempo real todos os documentos que são compartilhados. Além dele, existem outras que permitem que os funcionários acessem mapas mentais ao mesmo tempo, adicionando seus feedbacks e ideias.

6 - Ter expectativas realistas

O líder guia os membros da equipe em direção às metas estabelecidas, e não engaja mais do que o sucesso, por menor que ele seja. Por outro lado, os profissionais podem se sentir desmotivados por conta de metas que não podem ser cumpridas.

Por isso, uma gráfica de agenda personalizada com nome define expectativas realistas em relação ao trabalho. Para isso, ela observa seu orçamento e também a carga de trabalho dos envolvidos.

Mesmo que seu objetivo seja grande, ele pode ser dividido em etapas menores e alcançáveis, que também são fáceis de gerenciar.

Independentemente de isso significar mais tempo para atingir o objetivo final, as pequenas vitórias (metas menores alcançadas), tornam a equipe mais motivada.

Conclusão

Gerenciar um time é uma tarefa complexa, principalmente pelo fato de que o gestor lida o tempo todo com pessoas, que têm suas próprias características.

Mesmo tendo em vista as particularidades de cada um, existem estratégias que ajudam a melhorar o desempenho deles, refletindo positivamente no trabalho da equipe como um todo.

Neste artigo, você conheceu algumas das mais significativas e de que forma elas vão ajudar a sua organização a ter resultados positivos, aproveitando ao máximo as capacidades dos profissionais que trabalham com você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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