5 benefícios de uma boa gestão logística



Toda empresa que busca maneiras de superar a concorrência e ganhar competitividade precisa de formas para otimizar processos e economizar nos gastos. Mas nem todas sabem como a estratégia de gestão logística pode ajudar nesse esforço.

De fato, um dos piores cenários que existe é o da empresa que simplesmente vai crescendo aos poucos, sem racionalizar o processo de expansão, deixando várias pontas soltas e sem procurar melhorias constantes em termos de operação.

Agora, imagine uma empresa que faz entrega de documentos, com certeza ela vai precisar e muito de um controle logístico dos mais apurados, não é mesmo? A entrada, o manuseio e a saída de documentos vão precisar de controles muito eficientes.

Mas não pense que isso vale apenas para quem lida com entregas, ou naquelas situações em que o cliente é diretamente impactado pela logística. No fundo, mesmo quando ela fica nos bastidores e não influencia em prazos, ela é fundamental.

Na verdade, ela sempre vai influenciar em prazos, pois uma desorganização mais grave pode impactar a qualquer momento o processo inteiro de fabricação ou serviço. No entanto, mesmo que não fosse assim, o impacto sobre os custos e gastos já seria grande.

Quer dizer, hoje os bons gestores já sabem que não é possível criar um fluxo de caixa sustentável sem uma cultura de economias, de contenção de gastos e de otimização que está sempre em busca de novas maneiras de enxugar o processo.

Aí é que entra a gestão logística, como parte fundamental da estratégia de qualquer empresa que queira ser sustentável. Aliás, hoje esse conceito é cada vez mais utilizado por empresas do setor financeiro, bancário e até de gestão patrimonial.

Alguns pensam que ser “sustentável” é pensar no meio ambiente apenas, no sentido ecológico. Mas não é só isso, pois uma empresa sustentável também envolve o sentido financeiro e até mesmo fiscal, no tocante aos impostos e afins.

Trata-se de uma empresa que tenha um processo enxuto e que prove sua capacidade de manter-se no azul, atingindo o equilíbrio da operação e nunca ultrapassando o teto de gastos, o que depende bastante da logística, que é a base do processo.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos indispensáveis sobre este assunto, além de dicas práticas e os 5 principais benefícios que uma boa gestão de logística pode trazer ao seu negócio, seja ele qual for.

Lembrando que esses conselhos realmente podem ajudar toda e qualquer empresa que lide com bens tangíveis, seja uma fábrica multinacional de notebook para escritório ou uma loja de roupas de bairro.

Então, se você quer entender melhor como isso é possível e mudar a história da sua empresa, enfrentando melhor a concorrência, basta seguir adiante na leitura.

1. A visão holística de 360 graus

O maior benefício que um negócio pode ganhar com a implementação de uma boa gestão é anterior à própria logística, e diz respeito à cultura organizacional da empresa.

Trata-se daquilo que hoje se chama “visão holística”, ou mesmo visão de 360 graus, que significa uma ótica muito mais abrangente sobre o fenômeno empresarial, corporativo e institucional como um todo.

De fato, qualquer negócio pode ser visto de modo micro ou macro. Por exemplo, uma papelaria que vende talão de orçamento personalizado está na ponta de uma operação que parece simples, mas que envolve uma cadeia enorme.

Tudo começa na indústria primária e extrativista, depois parte para a secundária de manufatura, impactando a natureza e várias comunidades da região fabril. Até chegar, enfim, no setor terciário de serviços ou do comércio como o da papelaria.

Ter uma visão holística é conseguir teorizar e racionalizar toda essa cadeia de organizações e de colaboradores envolvidos, para assim poder reduzir os impactos negativos e maximizar os impactos positivos, gerando maior riqueza e maior valor para todos.

2. A melhoria ampla do negócio

Ao falar do benefício da visão de 360 graus, já deve ficar mais claro que uma boa gestão logística não vai se limitar a apenas um aspecto menor da empresa, certo?

De fato, outra grande vantagem que logo salta aos olhos é a do fato de que as melhorias não se limitam apenas à logística, ao estoque ou ao transporte no sentido menor dos termos.

Na verdade, as melhorias nesta operação podem servir para orquestrar, sem nenhum exagero, melhorias em toda a empresa, desde o atendimento ao público até a prestação de contas.

Neste sentido, as funções que são abordadas pela gestão logísticas são várias, e incluem mais ou menos o seguinte:

  • Gestão de estoque;
  • Contato com fornecedores;
  • Manuseio de matéria-prima;
  • Gestão de despachos e entregas;
  • Transporte de materiais;
  • Gestão de mão de obra geral;
  • Relação com os clientes.

Mesmo no caso de serviços prestados, como destruição documentos, não é difícil perceber que ao falar em estoque e transporte isso vai impactar a todos na realidade da empresa, inclusive aos clientes e consumidores.

Afinal, a própria manutenção do maquinário tem suas regras próprias e exige toda uma logística em termos não só de equipamentos, mas também de vistorias e inspeções.

Isso é ainda mais claro no caso do comércio eletrônico, em que os clientes sofrem com problemas de prazos de despacho e de entrega.

O que só confirma como a gestão logística amplia as questões de estoque e de transporte a um nível muito maior, podendo trazer melhorias amplas a qualquer empresa.

3. O poder da customização

Vivemos uma época em que a competitividade e a concorrência são enormes e podem mesmo chegar a comprometer uma empresa desalinhada.

Por isso mesmo, ter o controle dos processos nas mãos, como algo totalmente racionalizado e otimizado, pode trazer vantagens competitivas, sendo uma das principais a da customização em termos de produção ou mesmo de despacho e entrega.

Imagine, por exemplo, um cliente grande que precisa de uma boa quantidade de agenda personalizada com nome. Caso a fábrica seja capaz de produzir isso sem perder em termos de quantidade e de qualidade, certamente ela vai fidelizar o comprador.

Então perceba como para poder entregar o diferencial da personalização do produto, com bons prazos e boa produtividade, a fábrica vai depender da gestão logística.

Isso deixa claro como a customização, que é uma excelente moeda de troca hoje em dia, está ligada ao nosso tema e como pode se relacionar com benefícios e vantagens maiores.

4. A importância da tecnologia

Um conceito que se dissemina cada vez mais é o de Indústria 4.0 e Conexão 5G. Ao ler sobre esse assunto, percebemos como a tecnologia tem se relacionado cada vez mais com o universo das empresas e corporações em geral.

Em alguns casos, a tecnologia já não se trata de um diferencial ou mesmo de uma opção, mas de algo simplesmente obrigatório, sobretudo quando falamos em termos de internet.

No caso da gestão de logística não é diferente, o que aliás envolve não apenas os softwares que podem contribuir para essa frente, mas também os hardwares.

Por exemplo, um GPS que ajuda uma empresa de demolição controlada a atuar dentro de seu itinerário é um dispositivo de hardware.

Lembrando que, em alguns casos, há motivos até mesmo legais que impedem um caminhão de demolição de circular por esta ou por aquelas vias, o que torna a tecnologia dos GPSs totalmente imprescindível nesse segmento.

Em todo caso, mesmo quando o produto pode circular livremente, um benefício que a gestão vai trazer é a implementação de pelo menos dois softwares básicos ao setor, que hoje já trabalham na nuvem e são totalmente digitalizados.

Um deles é o de TMS (Transportation Management System), que nada menos é do que um Sistema de Gerenciamento de Transporte, lidando com a parte externa do trabalho.

O outro é o famoso WMS (Warehouse Management System), que é o Sistema de Gerenciamento de Armazém, que amarra todas as pontas na parte interna.

5. Bônus: a qualidade de vida

Até aqui já ficou claro como uma empresa realmente pode se beneficiar de uma boa gestão logística. Ela vai conseguir organizar seus processos, controlar a previsão das demandas, monitorar o próprio estoque e ter um bom contato com seus fornecedores.

Ademais, tudo isso vai ajudar a investir em tecnologias e soluções digitais. Porém, um aspecto que nem sempre fica claro é o da melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e gestores que estão na linha de frente.

Imagine o impacto positivo que um programa de automação de agendas pode ocasionar em uma empresa que faz locação de salas para treinamento, evitando que os funcionários precisassem se desdobrar para controlar o fluxo de inquilinos.

O mesmo vale para a boa gestão, que vai impactar diretamente na integração das equipes de toda uma cadeia logística, melhorando e muito o ambiente de trabalho.

Finalmente, você pode oferecer treinamentos aos funcionários envolvidos, com isso, fechando um círculo vicioso que vai trazer mais melhorias para a empresa na mesma medida em que trouxer qualidade de vida e de trabalho para seu colaborador.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários