4 dúvidas comuns sobre gestão de logística



A gestão logística é uma etapa primordial de qualquer empreendimento, sobretudo pela quantidade de responsabilidades que este setor carrega.

Muito mais do que ter uma ideia inovadora ou um bom produto, é preciso garantir que ele será produzido corretamente e chegará nas lojas para ser consumido.

Por conta disso, muitas pessoas sentem a necessidade de explorar as áreas de logística de suas empresas com qualidade, colocando em prática inúmeros métodos e formatos até encontrar aqueles que mais se adequam.

Inclusive, o conceito de logística não é algo novo. Desde os tempos mais antigos, o ser humano tem a necessidade de transportar bens de consumo.

Entretanto, a abordagem moderna de logística vem com diversas funções prontas para atender demandas e necessidades atuais. Hoje, uma fábrica de camisa de empresa bordada tem a maioria de seus processos automatizados.

A logística em si é um conjunto de processos operacionais que dão continuidade na produção da empresa, desde o momento de chegada das matérias primas até a entrega do produto final para o cliente.

Dessa forma, ela engloba os processos de:

  • Armazenamento e estoque;
  • Compra e venda;
  • Transporte;
  • Organização e administração.

Por isso, é fundamental saber como utilizá-la e quem deve ficar responsável para conseguir explorar todo o potencial da logística em sua empresa.

Principais funções da logística

Para conseguir enxergar um panorama geral, é importante entender todos os principais processos que formam o fluxo de trabalho da empresa, que são controlados através dos procedimentos logísticos.

Dessa forma, é melhor para compreender a função da gestão logística e sua necessidade para uma empresa conseguir se destacar no mercado e assumir uma posição de liderança em seu nicho de atuação.

Gestão de compras

Este é um dos processos mais básicos de uma companhia. Através da gestão de compras, sua empresa consegue os insumos necessários para iniciar a produção do produto que será vendido.

É importante que sejam compradas as quantidades corretas, uma vez que muitas vezes a sobra acaba sendo desperdiçada, enquanto a falta pode paralisar toda a produção.

Esse tipo de conhecimento é essencial para uma empresa de toldo de facil instalacao em porta ou qualquer outra conseguir explorar melhor suas possibilidades.

Mesmo porque, a gestão de compras não lida só com a aquisição de itens. É também parte deste processo logístico incluir o momento da venda do produto final, tanto para o cliente quanto para o comércio varejista.

Esse é um dos principais pontos no qual a organização logística faz a diferença. É essencial que um mercado não tenha excesso de seu produto, para que ele continue consumindo. Entretanto, a falta de seu material nas prateleiras pode ser ainda pior.

Isso porque, muitas vezes, quando um cliente não encontra seu produto em uma determinada loja, ao invés de procurar outro estabelecimento ele pode acabar aceitando o produto de seu concorrente.

Como uma administracao de restaurante corporativo não pode deixar faltar em hipótese alguma um tipo de alimento, e por isso, precisa contar com o apoio logístico de seus fornecedores.

Dessa forma, você pode até mesmo perder clientes que já haviam se fidelizado. Esse tipo de problema acaba sendo bastante prejudicial para sua empresa, uma vez que lida diretamente com seus lucros e pode levar até mesmo à falência.

Estoque e armazenamento

O cuidado e a garantia de segurança dos produtos que a empresa compra para a produção, e daqueles que foram finalizados e estão aguardando envio, são de responsabilidade da gestão de logística.

É através deste setor que é possível organizar seu estoque de forma inteligente, para que os produtos que terão saída rápida estejam de fácil acesso enquanto outros itens ficam protegidos e mantendo sua integridade.

Dessa forma, uma indústria de impressora colorida profissional consegue economizar mais com os produtos e evita o desgaste de insumos que leva ao desperdício. Como já abordamos, o ideal é que não haja nem excesso e nem falta, quando falamos em estoque.

Quanto mais você conseguir manter seu estoque em uma quantidade média, mais oportunidade de usar os insumos você terá, garantindo assim uma saúde financeira maior para sua empresa.

Transporte e distribuição

Outra etapa muito importante da gestão logística é a distribuição dos produtos. Depois de receber os pedidos de clientes ou de outros empresários, você deve separar os itens solicitados para poder entregar no prazo estipulado na contratação.

Desde a entrega de documentos de motoboy para empresas até a distribuição do produto final, tudo passa pelas mãos do gestor de logística.

Essa é uma das principais etapas da logística, e um dos pontos que mais gera diálogo. É necessário que haja um controle muito assertivo de todos os seus produtos e de seu estoque para conseguir uma operação rápida e sem problemas.

Existem diversas preocupações, sobretudo com relação a como o item será entregue, se existe a possibilidade de ele ser danificado no transporte, entre outros.

Esse tipo de recurso acaba sendo uma etapa importante que deve ser amplamente planejada e identificada.

O que é necessário saber sobre a gestão de logística

Muitas pessoas ainda têm dificuldade em compreender o que exatamente um gestor de logística faz. Pensando nisso, é importante tirar algumas dúvidas e identificar formas de facilitar a compreensão deste importante trabalho.

1. O que de fato um gestor de logística faz?

O gestor de logística é o responsável por gerir todos os processos relacionados a logística de uma empresa, planejando todo o fluxo que os produtos farão ao longo do processo e identificando todas as possibilidades.

Isso significa que ele estará integrado aos processos de trabalho desde o momento em que a compra de matéria-prima com o fornecedor está sendo realizada, até a entrega para o cliente final, depois de passar por todo o processo de produção, transporte e vendas.

Até mesmo a destruição documentos passa pelas mãos de um gestor de logística, para identificar se o documento não precisa ser armazenado por mais tempo.

É parte do cargo de gestão identificar cada um dos processos e planejar maneiras de torná-lo mais efetivo, otimizando tempo e recursos para melhorar os processos do setor e garantir que as necessidades dos consumidores serão atendidas, com muita qualidade.

2. Como posso me tornar um gestor?

Se você se identifica com as atribuições de um gestor de logística e está interessado em se tornar um, é fundamental que tenha em mente algumas informações.

O primeiro ponto é o conhecimento da área. Existem diversos cursos técnicos e graduações superiores na área, que ajudam muito a compreender a parte teórica do processo logístico. Além disso, o conhecimento prático é de igual importância.

Se você deseja seguir este caminho, pode pensar até mesmo em pós-graduação e especializações, definindo segmentos para explorar melhor suas possibilidades de trabalho em setores diferentes do mercado.

Um gestor que deseja trabalhar com camera de seguranca para condominio, por exemplo, precisa se especializar no setor, para conseguir entender melhor os detalhes de cada operação.

Além disso, a proatividade é uma habilidade natural sempre muito bem requisitada. O mesmo vale para a comunicação, uma vez que o gestor de logística precisa estar o tempo todo em contato com diversas pessoas entre fornecedores, colaboradores e clientes.

A capacidade de trabalhar sob pressão é certamente um diferencial. Isso porque o funcionamento do processo logístico precisa seguir uma linha muito assertiva para evitar qualquer tipo de problema no futuro.

3. Como utilizar um sistema logístico?

Uma das ferramentas básicas que o mercado tem atualmente é o sistema logístico. Parte de um avanço da transformação digital, o sistema logístico permite a automatização de uma série de processos mecânicos do trabalho, agilizando muito as resoluções.

Com este tipo de ferramenta, é possível priorizar elementos realmente importantes do trabalho, e por conta disso, acaba conseguindo tomar decisões mais assertivas e conseguir resultados muito mais adequados para a empresa.

Além disso, os sistemas logísticos possuem integração com diversas ferramentas ligadas aos processos, terceirizando assim o trabalho de preencher uma série de dados e etapas essenciais do trabalho.

Quando você utiliza um sistema nesses moldes, acaba conseguindo uma ação de trabalho muito mais aprimorada, garantindo que a empresa conseguirá mais agilidade e segurança em todos os procedimentos logísticos.

4. Como gerenciar o processo logístico?

Existem diversas respostas para essa pergunta, e a resposta depende muito do setor no qual se está atuando. 

A verdade é que o gestor de logística deve conhecer muito bem sua empresa e o produto que está oferecendo para conseguir apresentar todo o seu potencial.

Quando você compreende todas as necessidades de explorar seus recursos para conseguir aprimorar todos os processos logísticos, consegue apresentar uma agilidade muito maior para sua empresa.

Assim, o gestor acaba se tornando uma peça fundamental no processo de transformação da empresa de 3m equipamentos de protecao abafador de ruido ou de qualquer outro segmento, tornando-a mais competitiva no mercado em que se encontra.

Considerações finais

A gestão logística é uma área fundamental em qualquer empresa, de qualquer setor. É através dela que os processos dão andamento e as empresas conseguem negociar e lucrar. Por isso, é primordial ter uma pessoa qualificada para essa função.

Quando você escolhe bem o seu gestor de logística, tem a chance de se tornar uma potência em seu nicho de atuação, enquanto todo o trabalho é feito com qualidade e agilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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