O Brasil é um dos países que mais empreende em todo o mundo. Muito disso deve-se às necessidades de alcançar a independência financeira, porém, o sucesso dos negócios depende de um bom orçamento empresarial e de planejamento estratégico.
Importante ressaltar que o planejamento financeiro não é feito com falta de conhecimento.
Pequenas, médias e grandes empresas, mesmo sabendo da importância desse plano, acabam não priorizando uma visão orçamentária do seu negócio.
Por esse motivo, seja uma empresa de segurança bancária ou um profissional autônomo, é necessário conhecer mais sobre o planejamento de finanças, como forma de propor um orçamento mais assertivo e definitivo.
De modo geral, podemos definir que o planejamento financeiro consiste em um conjunto de ações, ferramentas e controles que buscam compreender, organizar e gerenciar os recursos orçamentários da sua empresa, e com isso, gerar melhores resultados.
Assim, o orçamento envolve uma projeção de receitas, despesas e potenciais cenários, além do uso de ferramentas que ajudam no planejamento.
A seguir, conheça algumas dicas para elaborar e planejar melhor as finanças e ter um excelente orçamento empresarial da sua empresa.
1 - Inicie pelo diagnóstico financeiro
O primeiro passo para iniciar o seu orçamento empresarial é fazer um diagnóstico geral da situação financeira da empresa.
Sendo assim, se você trabalha em uma escola particular integral, por exemplo, é interessante fazer uma análise completa do cenário da instituição, revisando relatórios dos últimos meses, indicadores de vendas, lucros, custos e faturamentos.
Durante o diagnóstico, também é interessante avaliar em quais períodos a empresa teve o melhor desempenho e possíveis sazonalidades.
No caso de uma escola, como no exemplo, o começo do ano é mais intenso em relação às vendas, por conta das matrículas.
Ao final da análise, é possível concluir se a organização está evoluindo na direção esperada ou é preciso fazer algumas mudanças para melhorar os resultados da sua empresa.
2 - Defina os objetivos da sua estratégia
O orçamento empresarial é parte de todo o planejamento da empresa. Por isso, é necessário saber aonde se quer chegar, ou seja, os objetivos do seu seu plano.
Sendo assim, o próximo passo é justamente traçar quais são as metas financeiras do seu negócio.
Entre alguns mais recorrentes, destacam-se:
- Reduzir os custos fixos;
- Aumentar o faturamento;
- Diminuir a multa de impostos;
- Renegociar dívidas com fornecedores;
- Investir em um novo produto, serviço ou inovação.
Assim, uma empresa de transportes de cargas pequenas, por exemplo, pode priorizar quais estratégias devem ser aplicadas para atingir os objetivos do seu planejamento, tornando toda a campanha mais assertiva e direcionada.
Aqui, também é importante definir uma meta global da sua empresa, isto é, o objetivo máximo.
Com isso, dá para encontrar os melhores investimentos operacionais, e principalmente, verificar se os resultados foram alcançados.
3 - Faça uma projeção de vendas
A projeção de vendas nada mais é que uma estimativa de quanto a empresa pode vender, em um futuro próximo.
Isso também vale para serviços, como uma escola de música que pode projetar a quantidade de matrículas para uma aula particular de piano, por exemplo.
Essa estimativa é importante para o planejamento orçamentário, pois ela determina uma base financeira para projetar outros elementos com custos, despesas e investimentos possíveis.
Para realizar essa projeção, é necessário considerar todos os canais de venda da empresa, como as lojas físicas, e-commerces, revendedores, entre outros, incluindo todos os produtos ou serviços disponibilizados no seu portfólio.
Depois desse levantamento, é necessário calcular o volume médio das vendas para cada um dos itens, estimando o quanto a empresa deve vender no próximo ano ou em qualquer outro período, com base em uma projeção histórica.
4 - Faça uma estimativa das receitas
Além da projeção de vendas, é importante incluir as demais receitas esperadas.
Por exemplo, as produtoras de eventos em Curitiba têm o maior lucro da contratação pelos serviços, mas elas também podem alugar equipamentos, que é algo que contribui para aumentar a receita.
Esses pontos devem ser levantados para que a empresa tenha uma estimativa mais precisa da lucratividade, e assim, possa orientar melhor os investimentos.
5 - Liste os custos e despesas
Após projetar as receitas, é o momento de listar todos os custos e despesas que também são esperados dentro de um orçamento empresarial.
Por exemplo, se a empresa aluga salas para treinamento, custos com infraestrutura (água, luz, internet), pagamento de funcionários, entre outros recursos que estão envolvidos.
Em geral, são quatro tipos de gastos, sendo eles:
Custos fixos
Referem-se aos gastos recorrentes e que não se alteram conforme o volume de produção.
Aqui, podemos incluir o aluguel do espaço, folhas de pagamento, energia elétrica, entre outros recursos essenciais para o funcionamento da empresa.
Custos variáveis
Eles variam conforme o volume de produção. Por exemplo, em um plano alimentar individualizado, os nutricionistas podem ter um custo com a aquisição de papéis personalizados para montar a dieta aos clientes.
Além disso, os impostos pagos na comercialização também estão incluídos dentro dos custos variáveis da sua empresa.
Despesas fixas
As despesas fixas são gastos que não variam conforme a vendas também, mas não necessariamente são essenciais.
Por exemplo, os serviços de limpeza e manutenção da sua empresa ou até mesmo o pagamento de empréstimos.
Aqui, é importante levantar todos os arquivos, evitando a destruição documentos, para termos uma visualização mais ampla das despesas e uma previsão orçamentária.
Despesas variáveis
As despesas variáveis podem diminuir ou aumentar na mesma proporção de vendas, como é o caso do pagamento de vendedores comissionados.
6 - Crie um bom plano de ação
Depois de todo esse apanhado informativo, é o momento de definir as iniciativas prioritárias para se alcançar os objetivos propostos.
Portanto, aqui temos uma etapa mais prática, pois é o plano de ação que irá garantir o cumprimento das metas.
A dica é começar elencando quais são as ações possíveis para a sua empresa, definindo os responsáveis por cada campanha. Afinal de contas, é preciso delegar tarefas, para que o seu planejamento saia do papel.
Além do mais, crie um cronograma para cada ação. Isso irá garantir que todos os envolvidos tenham responsabilidade pelos seus atos, evitando que as atividades não sejam feitas dentro do prazo esperado.
Essas informações também são importantes para o gestor, já que ele pode acompanhar o desenvolvimento de cada ação, considerando os envolvidos e avaliando o desempenho dos colaboradores.
7 - Faça a previsão de cenários alternativos
O planejamento orçamentário também envolve a previsão de cenários alternativos, que podem impactar diretamente nas finanças da empresa.
Dessa forma, é necessário imaginar quais contextos alternativos podem acontecer, para simular e antever as ocorrências.
Recomenda-se criar, pelo menos, dois cenários alternativos: um otimista, onde todas as expectativas de vendas são superadas, com custos reduzidos; e um pessimista, onde há poucas vendas e muitos gastos.
Além disso, vale a pena antecipar cenários de possíveis crises, que acabam afetando os negócios. Assim, é possível antecipar algumas ações, diante de situações inesperadas.
8 - Calcule o ativo fixo
Outra parte importante do planejamento financeiro é o cálculo do ativo fixo da empresa, quer dizer, dos bens e direitos permanentes e que garantem o funcionamento do seu negócio. Aqui, encontram-se os ativos tangíveis e intangíveis.
No primeiro caso, os ativos tangíveis, estamos falando dos bens físicos da empresa, como mobílias, equipamentos, imóveis, máquinas, entre outros.
Já os intangíveis são os direitos de ordem jurídica, como marca, patentes e os direitos autorais.
A descrição desses ativos também é fundamental para prever gastos e propor iniciativas direcionadas para o orçamento empresarial.
9 - Organize tudo em planilhas ou softwares
Para evitar quaisquer erros nos cálculos ou perda das informações, o orçamento empresarial deve ser organizado em uma planilha ou em softwares específicos de planejamento financeiro.
Hoje em dia, é possível encontrar programas específicos para definir orçamentos, sendo uma forma de utilizar a tecnologia a favor da sua empresa.
Inclusive, existem sistemas de gestão empresarial que compartilham o planejamento com os gestores, tornando mais fácil o acompanhamento das iniciativas propostas.
Conclusão
Fazer o planejamento financeiro não é uma tarefa simples. Até mesmo quando estamos programando os nossos gastos pessoais, é preciso cumprir uma série de etapas, que demandam tempo, análise e cálculos diversos.
Quando o planejamento é voltado para empresas, todo o processo é ainda mais complicado.
Por esse motivo, o artigo trouxe algumas dicas que podem facilitar o orçamento empresarial, colaborando para um plano mais direcionado e assertivo.
No entanto, vale ressaltar que o planejamento não é algo fixo. Ele pode ser modificado conforme o cenário, as condições e mudanças dentro da empresa.
Ainda assim, é preciso fazer um diagnóstico completo, para que tudo saia conforme o esperado, evitando gastos desnecessários e investimentos errados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários