Saiba o que é Cultura Organizacional e como criar a da sua empresa


Você já ouviu falar da cultura organizacional? É bem provável que sim, já que esse é um assunto em evidência no mundo corporativo, ainda mais diante da importância crescente com os recursos humanos e o bem-estar dos colaboradores.

Não é segredo para ninguém que quanto melhor é o ambiente de trabalho, maior é a produtividade. Afinal de contas, quando estamos trabalhando em um local confortável, em que nos sentimos valorizados, é comum que o nosso empenho seja muito melhor.


É justamente disso que se trata a cultura organizacional. Mas vai muito além disso: ela também se refere à impressão da sua marca dentro da mente dos colaboradores e do público. Ou seja, a forma como você quer ser visto no mercado.


Por isso, ela trabalha de dentro para fora. A intenção é garantir o bom convívio entre as equipes, para que isso se reflita na forma como o público vê a sua marca.


No artigo de hoje, saiba o que é cultura organizacional e como criar a da sua empresa para se destacar da concorrência. Acompanhe a leitura!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional se refere ao conjunto de hábitos, crenças e valores que compõem uma empresa, sendo uma maneira de integrar todos os colaboradores em torno de um objetivo comum e promover um ambiente de trabalho agradável.


Para isso, a cultura organizacional utiliza inúmeras estratégias, que podem ser aplicadas a qualquer ramo de negócio - tanto em uma empresa de manutenção predial até um escritório corporativo.


Nesse sentido, quando alguém diz que um determinado empreendimento tem uma forte cultura organizacional, o significado é que todos os departamentos trabalham com o mesmo conjunto de crenças e valores.


Desse modo, os colaboradores possuem comportamentos parecidos, mas até mesmo os processos, decisões e ações expressam aquilo que a empresa realmente acredita.


Sendo assim, se um dos valores de uma empresa terceirizada de motoboy é garantir o bom atendimento aos clientes, através de uma recepção e uma comunicação simpática, todos os colaboradores agem dessa forma.


Portanto, a cultura organizacional é o alinhamento interno do negócio, que garante o trabalho em sintonia dos funcionários, afetando significativamente e positivamente o desempenho da organização no mercado.

Qual a importância da cultura organizacional?

Quando falamos em cultura organizacional, estamos nos referindo às políticas da empresa que expressam certos valores éticos e morais. 


Por esse motivo, é importante definir as estratégias que norteiam esse processo, como forma de realizar a completa gestão de pessoas.


Ou seja, a importância da cultura organizacional é que ela irá direcionar o comportamento dos funcionários, de acordo com as políticas da empresa.


Sendo assim, todas as estratégias convertem para um mesmo objetivo: alinhar os hábitos dos colaboradores. Daí, até mesmo a escolha das refeições para empresa, por exemplo, é feita estrategicamente.


Mas além de propor certos comportamentos, a cultura organizacional é importante para a retenção de talentos, uma vez que ela irá contribuir para processos seletivos mais assertivos e precisos.


Afinal de contas, os próprios candidatos farão uma “auto seleção”, pois eles sabem como é a cultura daquela empresa e podem escolher se querem mesmo fazer parte do quadro de funcionários, já que um negócio pode ou não estar alinhado aos seus valores pessoais.

Quais as vantagens de ter uma cultura organizacional consolidada?

Diante da importância de uma boa cultura organizacional, várias empresas investem na construção de um ambiente de trabalho mais próspero, que possam alinhar o comportamento de seus funcionários.


Como dito anteriormente, esse processo vai muito além de comprar um computador novo, por exemplo, mas inclui todas as ações dentro da organização, que são estrategicamente pensadas para um objetivo em comum.


Porém, os resultados de uma boa cultura organizacional são incríveis. A seguir, conheça algumas das principais vantagens de criar uma para a sua empresa.

Fortalece a imagem da companhia

A cultura organizacional está diretamente relacionada à valorização do capital humano.


Sendo assim, uma empresa que cuida de seus colaboradores, oferecendo uma boa cadeira para escritório sem rodinha, iniciativas de cuidado e empatia, com oportunidades de crescimento, passa a ter uma boa imagem no mercado.


Com isso, a imagem da companhia melhora, o que é fundamental não só para contratar melhores talentos, mas também para demonstrar o senso de responsabilidade do negócio diante de seus colaboradores.

Aumenta os índices de produtividade

A cultura organizacional consolidada aumenta o desempenho dos funcionários e colabora com o crescimento dos índices de produtividade. Como consequência, é possível observar:


  • Maior rentabilidade e lucratividade;
  • Atração de mais clientes;
  • Diminuição da rotatividade dos funcionários;
  • Crescimento da marca no mercado.

Ou seja, os resultados são muito positivos. Assim, você verá que seus colaboradores sentirão orgulho de usar o crachá de empresa e recomendar os produtos/serviços do seu negócio para mais pessoas.

Como implementar a cultura organizacional na sua empresa?

Com todas essas vantagens, fica fácil perceber o porquê a cultura organizacional é tão almejada pelos negócios atuais. Mas resta a dúvida: como criar e implementar uma estratégia de alinhamento na sua empresa?


Abaixo, separamos um passo a passo que pode te ajudar nessa empreitada. Confira!

1 - Crie um significado

O primeiro passo é saber qual significado você quer transmitir aos seus clientes. Ou seja, como a sua empresa quer ser vista internamente e externamente.


Para isso, pense em algumas palavras-chave que podem ajudar a definir o seu negócio. Por exemplo, se a sua organização quer ser vista como “amiga da natureza”, vale a pena investir em estratégias de sustentabilidade, promovendo essa ideia na cabeça dos funcionários.


Mas se a intenção é mostrar a sua empresa como uma companhia avançada tecnologicamente, vale a pena investir em um sistema de ponto online, por exemplo, para mostrar que você está antenado às tendências de mercado.

2 - Tenha um pilar

Podemos pensar na cultura organizacional como uma construção. Assim como toda obra, ela precisa de uma base sólida para se erguer, isto é, de um pilar para a edificação.


Portanto, é preciso ter os valores básicos que vão nortear as estratégias, ações, iniciativas e comportamentos da sua organização. Tendo isso definido, é possível orientar as formas de divulgar essas ideias em toda a sua empresa.


É importante que esses valores já sejam impressos já no logo do seu empreendimento. Desse modo, é possível fortalecer a imagem junto aos funcionários, colocando a marca na divisória de ambiente de gesso, nos uniformes, no computador, etc.


Ou seja, você fortalece constantemente uma representação na mente dos colaboradores, o que já é uma forma de construir uma cultura organizacional forte.

3 - Não tente incluir todos os valores pessoais

Claro que a cultura organizacional também é construída com a ajuda dos colaboradores, tendo em vista os valores pessoais de cada um. 


Porém, quando a empresa tenta incluir todos os preceitos, ela pode acabar perdendo o foco - o que acaba sendo prejudicial para a cultura organizacional do seu negócio.


Sendo assim, é importante fazer uma seleção dos juízos que mais se aproximam dos valores pessoais dos colaboradores, para que eles possam se identificar, mas sem perder a personalidade do seu empreendimento.

4 - Tenha alguns “rituais” na sua empresa

Calma, não estamos falando para você obrigar os funcionários a realizar certas atividades, mas sim, propor tarefas que possam representar os valores da empresa e, dessa forma, nortear o comportamento da sua equipe.


Um maneira interessante de fazer isso é por meio de treinamentos, eventos e palestras, que podem ajudar no reforço da imagem do seu negócio.


Por exemplo, você pode sugerir um tipo de atendimento padrão. Com isso, os funcionários irão abordar os consumidores de uma mesma maneira, o que ajuda na construção de uma cultura organizacional forte.

5 - Contrate de acordo com a cultura

É muito importante contar com funcionários que tenham os mesmos valores que a sua empresa. Por esse motivo, uma forma de construir uma cultura organizacional consolidada é contratar pessoas levando em conta esse conjunto de preceitos.


Além de ser mais fácil alinhar esses novos funcionários aos ideias do seu empreendimento, com um processo seletivo mais assertivo e direcionado, o público passa a ver sua empresa com uma certa imagem, o que contribui para o crescimento da marca.

Conclusão

A cultura organizacional é o coração da sua empresa. É por meio dela que todo o conjunto de valores e juízos da sua organização pode ser transmitido ao público, contribuindo com a identificação da marca no mercado.


No entanto, para construir uma cultura organizacional forte é imprescindível investir em uma boa gestão de pessoas. Dessa forma, seus funcionários estarão alinhados aos valores da sua empresa, sendo possível trabalhar melhor a imagem da sua marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários