Quem trabalha com a internet já deve ter ouvido falar do Inbound Marketing. Embora essa estratégia não tenha nascido especificamente com o advento das plataformas online, foi no mundo digital que ela ganhou força e notoriedade.
Hoje em dia, grande parte das empresas utiliza a metodologia como parte do planejamento de marketing, devido ao grande poder de atração, conversão e fidelização de clientes.
No artigo de hoje, saiba o que é o Inbound Marketing e como aplicar na sua empresa para conquistar reconhecimento no mercado. Acompanhe a leitura!
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, também conhecido como “Marketing de Atração”, refere-se a um conjunto de técnicas de divulgação e comunicação, com o intuito de atrair um público-alvo específico, através do compartilhamento de conteúdo relevante.
Dessa forma, a estratégia visa conquistar a permissão para se comunicar com os potenciais clientes, criando um relacionamento muito mais saudável e duradouro.
Ou seja, ao invés de uma propaganda invasiva de polimento cristalizado para carros, como vemos na televisão, por exemplo, o Inbound Marketing vai produzir um material informativo sobre o assunto, fazendo com que a audiência tenha interesse no tema.
De modo geral, a estratégia acompanha muito bem o novo comportamento do consumidor, que está cada vez mais ávido por informação de qualidade, fugindo das propagandas tradicionais e interruptivas.
Por esse motivo, o Inbound Marketing faz com que os clientes venham até a empresa, atraídos pela mensagem; e não o contrário.
Através desse processo, fica muito mais fácil oferecer produtos e serviços, bem como transformar o público em promotores da marca.
Afinal de contas, se pensarmos bem, quando vamos indicar um serviço de higienização interna de carros na qual confiamos, nada melhor para despertar essa confiança do que um conteúdo repleto de informações valiosas.
Sendo assim, algumas das principais características do Inbound Marketing são:
- Abertura para o diálogo com os clientes;
- Continuidade na oferta de conteúdos relevantes;
- Geração de valor ao público sem interrupções;
- Maior engajamento da audiência com os conteúdos.
Como dito, apesar de não ter nascido só para a internet, o marketing de atração ganhou popularidade com os canais digitais, já que é muito mais fácil compartilhar materiais informativos por meio de páginas web.
Por exemplo, quando procuramos por um buffet de massas no Google, é fácil encontrar vários artigos sobre o serviço, que vão além da mera propaganda, mas trazem informações importantes, ajudando o público na tomada de decisão (compro ou não?).
Sendo assim, o Inbound Marketing pode se desenvolver rápido na internet, não só em artigos em blogs, mas em muitos outros canais, como redes sociais, e-books, conteúdos audiovisuais, entre outros.
Quais são as vantagens do Inbound Marketing?
Além de construir um relacionamento muito mais duradouro com os clientes, o Inbound Marketing traz diversos benefícios para as empresas.
Por esse motivo, a estratégia é usada por vários segmentos, como para fabricantes de sinalização de trânsito horizontal, lojas de roupas, e-commerces, entre outros.
A seguir, conheça as vantagens do Inbound Marketing para o seu negócio.
1 - Atinge o público certo
Hoje em dia, é sabido que não dá mais para “atirar para todos os lados”, esperando que a sua mensagem atinja o público certo.
Ao contrário, é preciso mirar nas pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço, com uma comunicação direcionada.
Com o Inbound Marketing, o seu conteúdo não vai atrair pessoas que não têm a mínima chance de comprar com você. Mas sim, vai chamar a atenção de uma audiência que tem potencial para realizar uma compra.
Até porque, quem procura informações sobre aula de dirigir carros está em busca de uma informação de qualidade e tem grande chances de fechar um negócio com você.
Para termos uma ideia, a produção de conteúdo direcionada é capaz de atrair 2,2 vezes mais visitas para o site das empresas, se comparada com outras estratégias que não usam o Inbound Marketing.
2 - Poder de persuasão muito maior
A persuasão é um dos elementos mais importantes para as vendas - e isso vale para qualquer empresa. É muito mais difícil vender para uma pessoa que tem dúvidas a respeito do seu produto ou serviço, do que para alguém que conhece mais sobre o seu negócio.
Aí que entra o Inbound Marketing! Com a oferta de conteúdo relevante, é possível convencer os clientes de uma maneira muito mais simples, visto que eles já têm informação sobre o seu produto ou serviço.
Além do mais, o Inbound Marketing trabalha com informações sólidas, o que dá muito mais argumento para uma venda.
Fora que o relacionamento com o público é contínuo. Ou seja, aquele artigo que você escreveu sobre como adicionar categoria a na CNH é compartilhado no momento certo, o que aumenta muito mais as chances de venda.
3 - Custo bem menor
Esse é outro ponto muito atrativo do Inbound Marketing: o custo. Em geral, a estratégia é muito mais barata em comparação à publicidade tradicional (Outbound Marketing), visto que os conteúdos podem ser compartilhados em plataformas gratuitas da internet.
Ou seja, ao invés de gastar com um comercial de TV para anunciar a sua autoescola para carteira de moto e carro, você pode simplesmente escrever artigos em um blog gratuito.
Se a própria empresa resolver produzir o conteúdo, o custo é ainda menor!
Mas aqui vale uma dica: já que o gasto já é mais barato, vale a pena contar com redatores de qualidade, para produção de um material com grande poder de convencimento do público. Assim, o seu negócio vai se destacar fácil da concorrência.
Como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa?
Tudo bem, agora que você conhece algumas das vantagens do Inbound Marketing, é fácil saber o porquê a estratégia vem crescendo cada vez mais no mercado.
Óbvio que isso não quer dizer um completo abandono das iniciativas de marketing tradicionais. Afinal, é importante ter um cartão de visita confeitaria. Mas você também pode fazer a mescla entre o Inbound e o Outbound.
Se você ainda não sabe por onde começar, conheça abaixo algumas dicas para aplicar o Inbound Marketing na sua empresa.
1 - Conheça o seu público-alvo
Lembra quando dissemos que o seu conteúdo deve atingir pessoas com potencial de compra? Então, para isso, você precisa conhecer quem é o seu público-alvo.
Esse é o primeiro passo para iniciar a sua estratégia Inbound. Uma dica é fazer uma pesquisa de mercado, levantando as principais características da audiência, ou coletando informações de quem já é seu cliente.
Lembre-se: quanto mais dados, melhor. Assim, você poderá produzir conteúdos ainda mais segmentados e direcionados, o que aumenta as chances de conversão.
2 - Produza materiais informativos
O conteúdo é coração do Inbound Marketing. Mas não estamos falando aqui da criação de peças publicitárias, que somente informam o que é o produto e o preço. Nada disso - precisamos de algo que tenha qualidade.
Comece buscando por fontes confiáveis de informação e traga curiosidades no seu conteúdo. Saiba que a internet é muito boa, mas a concorrência também é acirrada, por isso, você precisa se destacar.
3 - Tenha um blog
O blog é um grande aliado do Inbound Marketing, pois ele permite o compartilhamento de conteúdo com o seu público-alvo de maneira ininterrupta.
Até porque você precisa atualizar com frequência a sua página, para que ela não caia no esquecimento.
Hoje em dia, é possível encontrar inúmeros sites especializados na criação de blog. Porém, a melhor coisa é integrar esse canal à sua página institucional, para que você possa aumentar o tráfego e atrair mais leads (potenciais clientes).
4 - Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais também ajudam muito no compartilhamento de conteúdo relevante com o seu público-alvo. Você pode colocar links para o seu blog e até criar postagens direcionadas para essas mídias.
Aqui também é importante focar na qualidade da informação e, é claro, na frequência das postagens. Nada de criar uma página no Facebook e deixá-la esquecida. Você precisa sempre alimentá-la com conteúdo valioso.
Conclusão
O Inbound Marketing é uma das estratégias mais completas de divulgação, comunicação e relacionamento das marcas com os clientes.
Com o avanço cada vez mais rápido da internet, a metodologia ganha expoentes em todo os segmentos de mercado, além de aprimorar suas campanhas.
Contudo, algo que nunca pode ser esquecido dentro do Inbound Marketing é a produção de conteúdo. Afinal de contas, a estratégia gira em torno do compartilhamento de materiais com uma audiência específica, gerando valor para essas pessoas.
O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como aplicar o Inbound na sua empresa, mas vale a pena ficar de olho nas tendências do mercado e nas inúmeras possibilidades de divulgação de conteúdo na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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