Endomarketing: saiba como engajar seus colaboradores


O endomarketing é um velho conhecido das empresas, embora muitos negócios prefiram adotar o termo “comunicação interna”. 


De fato, a estratégia engloba iniciativas de comunicação interna, mas vai muito além disso - a intenção é fazer com que os colaboradores se sintam valorizados dentro do empreendimento, trabalhando de dentro para fora.


No artigo de hoje, saiba como engajar seus colaboradores com o endomarketing e conheça algumas dicas para aplicar a estratégia na sua empresa. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é endomarketing?

Basicamente, podemos definir o endomarketing como uma estratégia de marketing interno, com o intuito de melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, contribuindo para uma equipe mais motivada e empenhada.


Sabe quando um negócio investe na reformulação de uma sala de reunião moderna, para que os funcionários se sintam mais à vontade? Então, esse é um exemplo de iniciativa de endomarketing, pois a intenção é melhorar o ambiente de trabalho.


Hoje em dia, já não é segredo para ninguém que promover o bem-estar dos colaboradores é algo que influencia diretamente no desempenho e na qualidade dos serviços. 


Afinal de contas, quando nos sentimos importantes, a tendência é que a gente faça um bom trabalho.


É fácil imaginar: pense em um negócio que oferece café da manhã na empresa. Pode ser algo simples, nada muito elaborado, mas que dê esse momento para os colaboradores chegarem, conversarem um pouco e depois de um bom café iniciar o trabalho.


Só por isso você já deve ter imaginado o quanto o desempenho das equipes será melhor no restante do dia. Inclusive, os funcionários irão trabalhar muito mais satisfeitos.


Agora, se você está em um ambiente, onde logo no começo do dia já começa a ouvir gritos e ser cobrado por um chefe mal-educado, é provável que o seu trabalho não seja feito com tanto empenho. Fora que você vai acabar pensando se não é melhor deixar a empresa.


Ou seja, mais do que a qualidade nos serviços, um endomarketing bem planejado também é responsável por diminuir o índice de turnover (rotatividade de funcionários).

Quais as vantagens de trabalhar o endomarketing?

Além de motivar os colaboradores, o endomarketing também traz muitas outras vantagens para as empresas. A seguir, confira algumas delas:

1 - Otimização da produtividade

Com colaboradores mais motivados, há uma melhora significativa na produtividade. 


Se pegarmos uma empresa que tem um bom planejamento de endomarketing, vamos perceber no relógio de ponto digital com comprovante, que os colaboradores de fato cumprem os horários certos e executam um trabalho de qualidade.


A consequência disso é uma produção mais otimizada e clientes bem atendidos, aspectos fundamentais para o lucro das empresas.

2 - Funcionários mais leais à empresa

Sabe quando o seu time realmente veste a camisa do seu negócio e trabalha em prol do crescimento sustentável da empresa? Isso é possível com o endomarketing!


Afinal de contas, a estratégia visa a promoção do bem-estar dos funcionários - algo que impacta diretamente no compromisso que eles assumem com a sua empresa.

3 - Clima organizacional muito mais saudável

O clima organizacional é um dos grandes responsáveis pelo bem-estar dos colaboradores. 


Não é agradável ficar em um ambiente em que a fofoca rola solta, os funcionários não se dão bem e a atmosfera parece “pesada”.


Além de fazer mal para a qualidade dos serviços, pois a equipe inteira se sente desmotivada, os colaboradores também sofrem com isso, uma vez que aumenta os riscos de transtornos psicológicos relacionados ao estresse.


Para termos uma ideia, o Brasil é um dos países líderes em número de doenças psíquicas relacionadas a ansiedade e burnout, que é um transtorno ligado ao trabalho.

Como aplicar o endomarketing para engajar os colaboradores?

Diante de todas as vantagens do endomarketing, várias empresas estão buscando englobar a estratégia em seus ambientes de trabalho. No entanto, há muitas dúvidas de como incorporar ações capazes de engajar os colaboradores.


Por isso, separamos algumas dicas de como aplicar o endomarketing na sua empresa. Confira!

1 - Faça uma pesquisa com os colaboradores

O primeiro passo é saber ouvir os seus funcionários. Afinal, eles são o coração da estratégia e os principais impactados pelas iniciativas do endomarketing. Por isso, é importante começar com uma pesquisa dentro da empresa.


Esse levantamento pode ser feito de várias formas: questionários anônimos, conversas diretas com os colaboradores, planilhas de sugestões, entre outras ferramentas.


Com esses dados, você poderá saber o que está afetando o dia a dia de trabalho. Por exemplo, pode ser que os colaboradores digam sobre a falta que faz uma cadeira alta para escritório, pois muitos estão sofrendo com lesões por repetição.


Ou seja, é a partir da pesquisa que se pode orientar as melhores estratégias de endomarketing na sua empresa.

2 - Ofereça benefícios aos funcionários

As empresas que oferecem muito mais do que um salário aos seus funcionários já saem na frente da concorrência e conseguem atrair profissionais de alta qualificação. 


Hoje em dia, há uma série de benefícios que podem ser repassados aos colaboradores, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada negócio. Alguns deles são:


  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • Bônus no final de ano;
  • Auxílio creche;
  • Parcerias com academias;
  • Horário de trabalho flexível;
  • Entre outros.

Por exemplo, as empresas de motoboy podem ter parcerias com postos de combustíveis, para que seus funcionários possam abastecer seus veículos com um preço mais barato, mesmo quando não estão em expediente.

3 - Tenha planos de carreira e bonificações

O crescimento profissional é o objetivo de muitas pessoas. Quando se trabalha em uma empresa com possibilidade de planos de carreira, o funcionário se sente mais satisfeito, justamente porque ele tem essa oportunidade de crescer no seu ramo de atuação.


Por isso, é interessante que o seu negócio deixe claro os planos de carreira e, além disso, também ofereça bonificações quando um serviço é bem feito.


Outra dica é dar treinamentos e cursos de qualificação profissional, para capacitar seus colaboradores em seu trabalho.

4 - Tenha uma comunicação clara

A comunicação é um dos pontos fortes do endomarketing. É preciso investir em canais amplos e que permitam um diálogo claro entre as partes, além de informar os colaboradores sempre que houver algo de novo na empresa.


Uma dica é usar materiais próprios do marketing. Por exemplo, no caso de uma confraternização, coloque um banner informativo para que todos os funcionários possam ver o evento e faça uma divulgação também por e-mail.


Também é importante adotar uma linguagem objetiva, para que não haja dúvidas ou interpretações dúbias, prejudicando a comunicação por conta de ruídos.


Os colaboradores se sentem muito mais engajados quando têm abertura para conversar com os gestores e líderes. 


Por isso, mostre que o ambiente de trabalho é favorável para feedbacks, ou mesmo para tirar uma dúvida sobre cartão de ponto digital, por exemplo.

5 - Promova eventos na empresa

Os eventos são excelentes oportunidades para promover a integração dos colaboradores e melhorar o engajamento na empresa. 


Isso porque eles surgem como um momento de distração, onde as pessoas podem se relacionar e conversar coisas além do trabalho.


Ou seja, é uma boa maneira de fomentar a amizade entre os funcionários, colaborando para a melhoria do clima organizacional.


Por essa razão, muitas empresas realizam as famosas “confraternizações de final de ano”, para que os colaboradores possam se conhecer melhor.


Os eventos podem ser realizados dentro da própria empresa, como um coffee break, pedindo aos funcionários que usem o crachá em pvc para facilitar a identificação, ou em um local à parte (abrindo para convidados, como familiares e amigos).


Os próprios treinamentos e cursos de capacitação profissional podem ser considerados como eventos. 


Não é à toa que durante a realização desses encontros, muitas empresas também fazem um planejamento de cafés e pequenas confraternizações entre os participantes.

Conclusão

O endomarketing é uma estratégia que visa trabalhar a parte interna das empresas, com iniciativas para melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho, para que os colaboradores se sintam mais valorizados e respeitados.


Como consequência, percebe-se uma significativa melhora na produtividade, no empenho e na qualidade dos serviços. 


Afinal de contas, quando um funcionário se sente bem onde está, ele irá realizar um bom trabalho.


O artigo de hoje buscou trazer algumas considerações sobre o endomarketing, falando um pouco sobre a importância da estratégia para os negócios e trazendo algumas dicas para melhorar o engajamento dos colaboradores.


No entanto, o que fica de lição para todos é a importância de ouvir os nossos funcionários. Eles são o coração da empresa e, por esse motivo, é fundamental oferecer um ambiente próspero e saudável.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Postar um comentário

0 Comentários