O logotipo, também conhecido apenas como “logo”, é a representação gráfica da sua marca. Ele pode ser composto por imagens ou palavras, mas o objetivo dele é o mesmo: gerar uma identificação visual rápida pelo público.
A importância desse elemento é inquestionável. Afinal, quando lembramos de uma marca, logo nos vem à cabeça justamente o logotipo.
Não é à toa que esse elemento está presente em todas as peças de marketing, desde o cartão de visita manicure, por exemplo, com o logo do salão de beleza - até propagandas mais complexas, como comerciais de TV e blog posts.
Mas o que pouca gente sabe é que por trás da criação de um logo, existe um longo trabalho de pesquisa, desenvolvimento e reflexão, que parte das grandes teorias do design e da psicologia, para escolher a melhor composição de cores, formas e símbolos.
Por esse motivo, criar um logo não é tão simples quanto parece.
No artigo de hoje, conheça algumas dicas para você criar um logotipo perfeito e alcançar o reconhecimento da marca no mercado. Acompanhe a leitura!
1 - Seja simples e objetivo
Em primeiro lugar, devemos saber que o logo deve ser simples. Ou seja, ele tem que ser facilmente identificado pelo público e, por esse motivo, não é necessário colocar muitas informações na representação gráfica.
Normalmente, quando o logo é muito enfeitado e cheio de elementos, a sensação que dá é de que a empresa é desorganizada - e não é isso que queremos.
Sendo assim, a dica é pensar que o logotipo vai ser o “rosto” da sua empresa.
Daí o porquê grande parte das marcas prefere confeccionar um elemento com o próprio nome do negócio, escolhendo uma fonte diferente e, no máximo, algum símbolo gráfico que esteja relacionado.
2 - Use apenas uma fonte
A regra é clara: o logo da sua empresa deve ter apenas uma fonte. Ainda mais quando o próprio nome da marca é usado como o elemento gráfico.
A tipografia uniforme do seu logotipo irá garantir a conformidade visual. Por isso, é necessário escolher a fonte que mais combina com o seu negócio e que pode gerar uma aproximação com o cliente.
Se pensarmos, por exemplo, em uma creche para cachorro, não é recomendável usar uma fonte agressiva. Afinal de contas, o que as pessoas procuram é um lugar seguro, em que o seu pet seja bem cuidado - e a fonte deve passar essa sensação.
3 - Pesquise por boas referências
Nada melhor como uma boa dose de inspiração, não é mesmo? Como conseguir isso? Através de uma boa pesquisa de referências, é claro!
Quando você conhece outros trabalhos criativos, fica mais fácil ter insights sobre aquilo que se deseja criar. Não estamos falando de cópia, mas sim, de usar alguns elementos como base para a elaboração do seu logotipo.
Por exemplo, se você gostou da identidade de uma creche e berçário, e tem a intenção de trazer a mesma ideia para o seu negócio de roupas para crianças, é interessante ter essa referência em mãos. Até porque os nichos de mercado são semelhantes.
Aqui vai uma outra dica: dê uma olhada na concorrência. É com essa análise que você irá saber quais estratégias deram certo ou não.
4 - Conheça a sua persona
O logo é uma representação visual de toda a sua empresa, mas ele também se comunica com um público-alvo específico. Por essa razão, é interessante elaborar o perfil da sua persona (representação semi fictícia do seu cliente ideal).
Sendo assim, pode ser interessante levantar informações a respeito da sua audiência, incluindo:
- Faixa etária;
- Classe econômica;
- Localidade;
- Comportamentos;
- Preferências de compra;
- Entre outros.
Dessa forma, ao criar o seu logo para a sua empresa de cenografia para eventos, vale a pena verificar essas informações em relação ao seu público, para ter uma identidade visual que reflita os valores da empresa, mas também se comunique com a sua audiência.
5 - Saiba quais são as tendências do mercado
Assim como a moda e a decoração, o design também é algo que passa por mudanças. Basta compararmos os desenhos da década de 1960, por exemplo, com o que é produzido agora. A diferença é nítida!
Nesse sentido, os logos também acabam sofrendo algumas transformações com o tempo. Isso é absolutamente normal e, inclusive, é bom fazer as modificações, quando necessário.
Por exemplo, se o seu buffet de crepe em domicílio está há anos no mercado, vale a pena verificar a qualidade do logo e se o design está atrelado às tendências atuais.
6 - Pense no conceito do seu logo
A conceituação do seu logotipo consiste na determinação das formas que irão representar a identidade visual da sua empresa.
Pode parecer um pouco subjetivo, mas é fundamental pensar nessas imagens para que o logo represente realmente o que é o seu negócio.
Por exemplo, se você vai trabalhar com um serviço de motoboy entrega, e o objetivo da empresa é oferecer um transporte rápido, vale a pena transpor esse conceito de agilidade para o seu logo.
7 - Faça um esboço do seu logotipo
Depois de fazer toda a pesquisa, chegou o momento de fazer um esboço. Mesmo que você não tenha muita experiência com desenho, só uma ideia no papel já é suficiente para se ter uma representação visual mais assertiva.
Dessa forma, você terá uma noção de como ficará o seu logo e se ele precisa de adaptação para as diferentes mídias do seu negócio.
O desenho do seu esboço pode ser leve e fluido, mas é preciso levar em conta tudo o que foi pontuado durante a sua pesquisa.
Aliás, todas essas informações prévias ajudam a trazer mais inspiração para o desenvolvimento do seu logo.
Pode ser que na hora do esboço da marca da sua auto peças nacional, você veja que a ideia inicial pode ser melhor adaptada.
8 - Veja se o logo funciona sem uma “caixa envolta”
A criação de logos também deve levar em conta alguns aspectos técnicos. Por exemplo, se o logo sai colorido demais, ele pode não se adaptar para todas as peças publicitárias, pois as cores podem se confundir.
Sendo assim, é importante encontrar formas e cores que se adaptem bem a qualquer lugar, sem a necessidade de ficar movendo o logo com uma caixa.
Inclusive, pode ser que nem sempre as caixas funcionem bem em todos os materiais. Por exemplo, no envelope personalizado para imprimir, a presença de um box colorido pode prejudicar a qualidade da imagem.
9 - Escolha cores que transmitam sensações
O seu logotipo deve respeitar as cores padronizadas da identidade visual e, por esse motivo, não dá para abusar de muitas tonalidades. Aliás, isso prejudica o seu visual, justamente pelo ponto anterior (necessidade de ter uma caixa envolta).
No entanto, é importante escolher por cores que transmitam sensações no público, sem deixar de respeitar os valores da empresa.
Uma dica é dar uma olhada na psicologia das cores, pois as tonalidades que vão no logo irão influenciar todo o restante dos materiais gráficos da sua empresa.
10 - Cuidado: a marca é a soma de tudo, o logo, não
O logo da sua empresa representa a identidade visual, mas ele não precisa representar todo o empreendimento, como produtos, serviços e conceitos. Por isso, tenha cuidado para não confundir esses dois aspectos!
Muitas empresas pecam por colocar muita informação nos logotipos, comprometendo a comunicação do público com a marca.
O logo deve ser encarado como uma sugestão visual do que a sua marca representa. Por isso, não é necessário colocar todos os elementos em apenas um único símbolo.
Escolha bem quais recursos gráficos são adaptáveis ao seu logo e quais são os valores principais que a sua empresa quer transmitir.
11 - Conte com um trabalho de um bom designer
Depois de tudo isso, fica a recomendação mais importante: a criação de um logotipo perfeito depende do trabalho de um designer.
Por essa razão, se a sua empresa ainda não tem esse profissional, está na hora de avaliar a contratação de um designer para a criação da sua identidade visual.
Certamente, o resultado obtido será ainda melhor do que o que era esperado.
Conclusão
Gostou das nossas dicas para a criação de logotipos? Tenha em mente que esse recurso visual irá acompanhar a sua marca em praticamente tudo e será um dos grandes responsáveis pela geração de valor no público.
Por isso, realize uma pesquisa muito aprofundada, antes de começar o desenho do seu logo. Você verá que ter em mãos esses conhecimentos prévios vai impactar positivamente no final do seu esboço.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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