Saiba como fazer a gestão financeira da sua empresa

Toda empresa precisa de uma boa gestão financeira para manter o planejamento de finanças em ordem. É dessa forma que todo negócio evita prejuízos e até mesmo evita uma possível falência.

Sendo assim, ter uma boa gestão da parte financeira requer cuidados diários e organização, que envolvem pagamentos de contas, investimentos, remunerações de funcionários e outras despesas intrínsecas ao negócio.

Esses cuidados são naturais e não devem ser deixados de lado, mesmo que a organização esteja indo muito bem. Além disso, independentemente do cenário econômico, a gestão financeira deve ser cautelosa.

Principalmente quando se está em meio a uma crise financeira, como a que estamos vivenciando nos últimos anos, estar atento aos assuntos monetários da organização é um cuidado ainda mais delicado e trabalhoso.

Alguns deslizes podem levar a crise para dentro da empresa e se arrastar por anos, prejudicando seu crescimento. Essa é uma situação que pode ser um tanto difícil de resolver, se algo não for feito o quanto antes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre alguns pontos importantes relacionados à gestão financeira das empresas.

Aqui, você vai entender seu contexto, para quê serve e seus objetivos, além de sua importância e como deve ser aplicada. Confira!

Conceito e importância da gestão financeira

Chamamos de gestão financeira todas as ações relacionadas à análise, controle e planejamento dos aspectos financeiros de uma organização.

Cabe ao gestor acompanhar e registrar informações essenciais para planejar melhor a empresa e até mesmo melhorar os resultados dela.

Trata-se de um controle do dinheiro do negócio, para que ele tenha condições de crescer, investir e se manter ativo no mercado.

Seja em uma empresa de escavação ou em um escritório de advocacia, a gestão financeira deve ser levada a sério, a começar pela compreensão de sua importância.

Esse setor de gestão de uma organização é fundamental, independentemente de seu ramo de atuação, porte, produtos ou serviços oferecidos.

É ela que permite o bom uso dos recursos financeiros dos negócios, fortalecendo a empresa e possibilitando que ela cresça, tanto em sua área de atuação, quanto em seus investimentos.

É a gestão que também reduz gastos desnecessários e destina melhor os recursos do negócio, o que traz resultados positivos. No entanto, é importante que ela seja ativa para alcançar os melhores resultados para a organização.

Como falamos anteriormente, a crise econômica enfrentada pelo País hoje pede ainda mais atenção à gestão financeira. Só assim os negócios serão capazes de enfrentar as dificuldades econômicas.

Isso é feito por meio de investimentos em boas estratégias, que envolvem ações preventivas, mantendo o negócio preparado para imprevistos e dificuldades, tornando-o mais consistente.

Quais são os objetivos de uma gestão financeira?

Uma empresa de galpão pré moldado, por exemplo, utiliza a gestão financeira para analisar seus indicadores financeiros. Com isso, é possível entender o caminho que o negócio está percorrendo e se há alternativas melhores.

É possível saber se ele opera no lucro ou se está tendo prejuízos, podendo entender de que forma os investimentos podem ser feitos, encontrando soluções em casos de perdas.

Ademais, vários são os objetivos de uma gestão da parte financeira de uma empresa, e todos estão relacionados a planejar, organizar, direcionar e controlar o dinheiro do negócio.

É a gestão financeira que vai decidir os investimentos, o uso do capital para ferramentas de trabalho e tecnologia, pagamento de despesas, entre outras necessidades. Dentre seus principais objetivos, podemos citar:

  • Planejar estrutura de capital sólida;
  • Assegurar fornecimento de fundos;
  • Garantir a melhor utilização de recursos;
  • Equilibrar ganhos e gastos.

Com esses objetivos, uma empresa de demolição de galpões, por exemplo, prevê o cenário e define qual o melhor rumo para a organização.

Resultados que podem ser alcançados

Muitos resultados podem ser alcançados quando uma empresa tem uma boa gestão financeira. Isso permite que ela tenha um desempenho muito melhor, com resultados mais eficazes e melhores projeções. Alguns resultados são:

Planejamento financeiro – Organiza melhor o planejamento, que permite ver a rentabilidade do negócio, apresentando recursos, metas e prazos que não comprometem o caixa.

Administração de passivos – a empresa consegue gerenciar melhor sua estrutura, garantindo um capital líquido melhor, menos riscos financeiros e gastos reduzidos.

Administração de ativos – melhor balanceamento de custos, aumento das oportunidades e diminuição de riscos, permitindo que a organização atinja seus objetivos.

Controle financeiro – uma terceirizada de vigilante para empresa, por exemplo, controlará melhor toda a sua parte administrativa e financeira por meio dessa gestão.

Como implantar uma boa gestão financeira

Antes de apresentar as dicas, é importante entender que cada negócio possui suas particularidades e que necessitam de uma gestão financeira distinta. 

No entanto, de um modo geral, existem algumas dicas que podem servir para a maioria:

1 - Fazer um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro distribui os investimentos da organização durante um período de tempo. Nele, pode ser definido como a empresa vai investir em cada área, como o marketing, processos de venda e atendimento ao cliente.

Desse modo, devem ser estabelecidas metas realistas durante o planejamento, ou desenhando estratégias para alcançá-las e escolhendo os KPI’s (Key Performance Indicator, ou indicadores-chave de desempenho) para acompanhar os resultados.

2 - Organizar a cultura de gastos

Cultura de gastos é a maneira como a empresa faz seus investimentos. Assim como temos esse hábito em nossa vida pessoais, as organizações possuem as delas.

É importante que, por exemplo, uma escola particular fundamental entenda sua cultura de gastos para identificar suas despesas e tomar decisões mais responsáveis.

3 - Usar a tecnologia

É fundamental que a gestão financeira seja eficiente, e uma das melhores maneiras de garantir isso é usando a tecnologia.

Esses softwares permitem organizar todas as informações necessárias em um mesmo lugar. Dessa forma, o gestor pode ter acesso a diferentes relatórios, como no caso de histórico de compras, clientes, etc.

4 - Automatizar processos

Um dos principais objetivos de uma boa gestão financeira é cortar gastos desnecessários, uma vez que eles podem prejudicar a organização de muitas maneiras.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é automatizando processos como pagamentos, emissões de notas fiscais, entre outros.

Isso porque o aumento dos custos de uma empresa pode estar relacionado a processos lentos e, principalmente, erros humanos.

A automação livra o negócio, como uma imobiliária para locação de espaço comercial de atividades repetitivas, permitindo que ela se concentre em assuntos mais importantes.

Exemplo disso são as plataformas de pagamento que cuidam de todo o processo de cobrança, e enviam comunicados por e-mail ou mensagens SMS aos clientes.

Isso reduz o número de inadimplentes, permitindo cobranças automáticas por cartão de crédito, garantindo o recebimento.

Principais erros da gestão financeira

Agora que você já conhece algumas estratégias que podem ser aplicadas ao seu negócio, vamos mostrar alguns erros comuns da gestão financeira.

O primeiro deles é não acompanhar resultados, e isso se deve à situações como a falta de tempo. Mas para ter uma boa gestão das finanças da sua organização, é essencial acompanhar todos os resultados.

É dessa forma que, por exemplo, uma fabricante de agenda personalizada com logo consegue saber se está seguindo pelo caminho certo. Além disso, ela é capaz de identificar erros e problemas, resolvendo-os com mais rapidez.

Outro erro bastante comum, principalmente nos pequenos negócios, é misturar as contas da organização com as contas pessoais. Isso pode comprometer drasticamente a gestão financeira dele.

Isso porque o fluxo de caixa fica comprometido, afetando o investimento com pequenas despesas. É necessário saber separar as contas e pensar em um pró-labore que seja respeitado, mesmo em situações de emergência pessoais.

Também é um erro não priorizar as atividades que mais impactam nos resultados da organização. 

Por exemplo, uma gráfica de talão de orçamento personalizado precisa primeiro investir em bons equipamentos, para depois pensar no melhor servidor para seu site.

Obviamente, um bom servidor é importante, mas são os equipamentos usados pela gráfica, como uma impressora, que vão garantir os melhores produtos e reter seus clientes.

Por isso, durante a organização dos investimentos, veja quais são as necessidades e prioridades da empresa e invista nelas. É dessa forma que você evita que o negócio sofra com a falta do básico para se manter competitivo.

Conclusão

Lidar com dinheiro na vida pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas, e quando se trata de organizar as finanças de uma empresa, o desafio é ainda maior.

São muitas questões envolvidas e que precisam ser cuidadosamente analisadas para conduzir o negócio e fazê-lo crescer. Para isso, é necessário um planejamento cuidadoso e eliminar gastos desnecessários para priorizar os principais.

Dessa forma, mesmo em meio à uma crise econômica, é possível garantir a sobrevivência da organização e mantê-la ativa no mercado.

A base para o sucesso de qualquer empresa é a sua saúde financeira, por isso, não descuide dela para ser capaz de se sustentar no mercado e alcançar novos objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários