Gestão de pessoas: saiba o que é e como aplicar na sua empresa


 

A Gestão de pessoas é fundamental para todo o tipo de empresa, desde empreendimentos pequenos até grandes multinacionais.

Isso porque todo negócio é feito de pessoas, portanto, é necessário saber como valorizar os colaboradores e promover o bem-estar dentro da organização, já que esses fatores influenciam diretamente no sucesso dos negócios.


Mas o que é gestão de pessoas e como aplicar na sua empresa? O artigo de hoje pretende responder a essa pergunta, além de trazer algumas dicas de como implementar uma cultura organizacional agradável à todos. Acompanhe a leitura!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas, também conhecida como administração de recursos humanos, consiste em uma associação de habilidades, técnicas, métodos, práticas e políticas organizacionais, com o objetivo de gerenciar os comportamentos dos colaboradores.


Desse modo, é possível potencializar o capital humano nas empresas e promover a valorização dos funcionários.


Por exemplo, o encontro semanal entre gestores em uma sala de reunião pequena para discutir o desempenho das equipes e, posteriormente, dar um feedback para os demais empregados, é uma iniciativa de gestão de pessoas.


Ou seja, a intenção é fomentar a participação, capacitação e envolvimento dos funcionários de uma empresa.


No entanto, é preciso cuidado para não confundir a gestão de pessoas com o próprio RH. 


O primeiro diz respeito à uma estratégia, enquanto o segundo refere-se ao departamento responsável por aplicar essas ações.


Além do mais, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e líderes, uma vez que as iniciativas requerem capacidade de aplicação e conhecimentos técnicos para a promoção do crescimento profissional dos colaboradores.

Quais as vantagens da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas trabalha de dentro para fora. Quer dizer que a estratégia visa o bem-estar dos funcionários, bem como a motivação das equipes, com o intuito de melhorar os resultados dos negócios.


Afinal de contas, um garçom de buffet que está feliz onde trabalha irá atender bem melhor os convidados, em comparação com um funcionário insatisfeito.


Diante disso, a estratégia traz diversos benefícios para as empresas, entre os quais:

1 - Contratações mais assertivas

Uma das grandes vantagens da gestão de pessoas é a possibilidade de integrar um processo seletivo mais eficiente. 


Isso porque a estratégia avalia se o candidato está alinhado aos valores da empresa, pois se isso não ocorrer, o índice de insatisfação é maior.


Sendo assim, o gerenciamento permite definir o perfil da vaga e do cargo para a seleção de candidatos mais adequados, o que reduz custos com rotatividade de funcionários, bem como o desperdício de tempo para a empresa.

2 - Aumento da produtividade

A produtividade de uma empresa está diretamente relacionada à motivação dos funcionários. De acordo com um estudo da Right Management, o colaborador motivado tem um rendimento até 50% maior, em comparação ao empregado desmotivado.


Por esse motivo, é importante investir na gestão de pessoas, mas também no aprimoramento técnico e profissional dos colaboradores.


Para isso, recomenda-se a realização de treinamentos, que serão fundamentais para garantir o desenvolvimento de habilidades dos funcionários.


Imagine, por exemplo, que um vigilante para empresa tenha cursos de capacitação profissional onde trabalha. Além de ser uma maneira de garantir um trabalho bem-feito, ele também se sente motivado e reconhecido.


Vale também investir em outras iniciativas, como:

  • Feedbacks sobre o desempenho;
  • Canais de comunicação eficientes;
  • Eventos para fomentar o coleguismo;
  • Palestras motivacionais.

Daí a importância de ter um planejamento claro da gestão de pessoas, para que seja possível propor ações adequadas à realidade das empresas.

3 - Melhor clima organizacional

Nada melhor do que chegar em um ambiente de trabalho onde você se sente à vontade, convivendo bem com seus colegas e superiores. 


Além de ser algo benéfico para a produtividade dos negócios, também contribui com a saúde mental dos funcionários.


A gestão de pessoas conta com várias práticas para melhorar esse sentimento e despertar a sensação de pertencimento dos colaboradores. Entre elas, o simples uso de uma camiseta personalizada com logo como uniforme pode ajudar no clima organizacional.

Quais os pilares da gestão de pessoas?

Trabalhar com a gestão de pessoas é algo que traz muitos resultados positivos, porém, ela não é tão simples de se aplicar quanto parece.


Por esse motivo, a dica é seguir os 5 pilares da gestão de pessoas, para aproveitar ao máximo de todos os benefícios da estratégia. A seguir, conheça mais sobre eles.

1 - Treinamento e desenvolvimento

Essas duas palavras referem-se à qualificação das equipes, porém, não são termos sinônimos. É importante compreender a diferença entre os conceitos para aplicar uma gestão de pessoas eficiente.


No primeiro caso, o treinamento é orientado para capacitar o funcionário em uma atividade específica. Por exemplo, operar um carrinho de limpeza simples e saber como organizar todos os produtos no equipamento.


Enquanto isso, o desenvolvimento é voltado às habilidades e competências absorvidas pelos colaboradores ao longo de uma série de treinamentos, permitindo que o funcionário se qualifique profissionalmente e pessoalmente.


Hoje em dia, tem-se dado cada vez mais importância ao desenvolvimento dos colaboradores, pois ele será o responsável pela motivação na empresa.

2 - Comunicação

A comunicação é um dos pontos centrais da gestão de pessoas. Através dela, é possível interpretar corretamente as mensagens e, desse modo, evitar transtornos devido a falhas no entendimento dos conteúdos.


Para isso, é necessário que a organização adote um discurso e uma linguagem alinhados, em conformidade com a cultura, missão, visão e valores da empresa. Isso também ajuda a transmitir um pensamento de unicidade e identidade para todos.


Por exemplo, quando o empreendimento estiver realizando a manutenção relógio de ponto, é importante que os funcionários recebam ordens claras sobre como proceder.


Além disso, a comunicação não deve ser unilateral. Todos precisam ter a oportunidade de falar e transmitir uma mensagem. Com isso, os colaboradores podem tirar possíveis dúvidas, bem como se sentirem mais livres para expressar opiniões e propor soluções.


A comunicação também é responsável pela gestão de conflitos dentro da empresa, o que evita a quebra de produtividade e mantém a sinergia entre os funcionários.

3 - Liderança

A liderança é uma das habilidades mais importantes na gestão de pessoas. Mesmo que o colaborador não ocupe esse cargo, é preciso fomentar o desenvolvimento dessa competência, para que o nível do time seja enriquecido.


Uma das iniciativas que contribui para desenvolver o espírito de liderança é a identificação de perfis. A organização pode propor ações para selecionar os líderes de equipe e verificar quem são os funcionários com potencial para substituir os gestores, quando necessário.


Atualmente, muitas empresas identificam seus líderes já no crachá com chip, propondo bonificações para esses colaboradores.


O líder também é responsável por motivar as equipes, resolver conflitos, orientar quanto à execução de atividades e atuar como mentor.

4 - Processos

Os processos fazem parte da rotina de trabalho das organizações. Eles devem ser objetivos, claros e bem-definidos, feitos a partir de um cronograma de normas e procedimentos rígidos, além de atender a uma determinada hierarquia.


Para que tudo isso possa se cumprir, recomenda-se o emprego de uma gestão do fluxo de trabalho. Aqui, os líderes analisam o andamento dos projetos e comparam o desempenho dos funcionários.


Importante ressaltar que a definição de processos irá gerenciar as pessoas de modo eficiente, visto que muitas atividades dos setores se relacionam e impactam umas às outras. Por isso há a necessidade de acompanhar todas as atividades.

5 - Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é essencial para toda a empresa. Mesmo para programar uma persiana blecaute automática, é preciso consultar os demais colegas, para saber se todos estão de acordo. O mesmo vale para as operações organizacionais.


Como mostramos anteriormente, as empresas contam com processos interdependentes. 


Nesse sentido, mesmo que alguns funcionários não trabalhem juntos diretamente, é preciso trabalhar em conjunto, em prol de um objetivo comum.


Diante disso, percebe-se que o trabalho em equipe favorece toda a organização. Assim, é necessário fomentar esse pensamento, dando prioridade à coletividade, não a individualidade.

Conclusão

A gestão de pessoas é uma estratégia muito eficiente, pois permite o desenvolvimento dos colaboradores, com a intenção de melhorar a cultura organizacional e promover um ambiente de trabalho mais engajado.


Sabe-se o quanto a motivação dos funcionários é imprescindível para a produtividade dos empreendimentos, no entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas de como aplicar a gestão de pessoas da melhor maneira possível.


O segredo é ter planejamento em todas as ações e saber como se comunicar com os colaboradores. 


Esses primeiros passos irão garantir a implementação de uma estratégia completa, para que a empresa possa aproveitar todas as vantagens de uma gestão integrada de pessoas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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