Empresa sustentável: como essas práticas podem melhorar a imagem da sua empresa



Você sabia que melhorar a imagem da empresa é um dos principais motivos que levam as marcas a se tornarem uma empresa sustentável? Tendência que vem se espalhando e até se impondo em vários países do mundo, como no Brasil.

Contudo, é preciso ficar claro que aqui não se trata de julgar isso como sendo ou não uma espécie de oportunismo. Na verdade, um motivo igualmente relevante é o do cumprimento dos códigos de boas práticas ambientais, que costumam ter um alcance internacional.

Quem traz esses dados é o próprio IBGE, por meio de uma pesquisa de inovação e tecnologia orientada por um módulo ou levantamento chamado de Sustentabilidade e Inovação Ambiental, que revelou outros dados interessantes, tais como:

  • 59% dos negócios indicaram como motivo a reputação;
  • 54% indicaram adequação aos códigos e práticas ambientais;
  • 11% indicaram o apoio governamental com subsídios;
  • 40% das inovações tiveram impactos ambientais positivos.

Além disso, também houve levantamento de outras práticas que dão um horizonte muito positivo para as empresas que buscam por esse tipo iniciativa. O que abrange os mais diversos segmentos, desde indústrias de painel de refrigeração até oficinas e escritórios.

Os demais apontamentos dizem respeito a materiais e itens para venda ou reutilização, a tratamento de águas residuais e, claro, à reciclagem de resíduos, que está entre as práticas mais simples e mais observadas pelas organizações.

Outra iniciativa tomada pelas empresas ecoinovadoras, que é como essas marcas têm sido chamadas, é a da substituição de energia proveniente de combustíveis fósseis. 

A ideia é implementar fontes de energia renováveis, que têm um impacto mais positivo.

Se você quer entrar nessa mesma lógica e compreender como tornar sua empresa sustentável, melhorando sua imagem e sua cultura corporativa, basta seguir adiante na leitura.

A melhoria da imagem impacta no todo

A busca por melhoria na imagem de uma marca indica um valor que não é de modo algum abstrato ou subjetivo. Afinal, se as marcas têm alguma vantagem ou benefício em fazer isso, tal fenômeno se deve a vários fatores causais.

O primeiro deles é o da cobrança governamental e de empresas não governamentais, geralmente amparadas por comunidades científicas e acadêmicas. Então, se a marca foi impactada por um discurso assim, já se trata de algo positivo em si mesmo.

Da mesma maneira, existe uma mudança de comportamento por parte dos consumidores e da sociedade como um todo. Se não fosse isso, não faria diferença nenhuma as empresas terem uma postura sustentável ou insustentável.

Por fim, também é preciso reconhecer que muitas das empresas têm uma iniciativa autônoma de buscar essas mudanças. As quais, aliás, pensam tanto no meio ambiente quanto no bem-estar do funcionário e da sociedade como um todo.

Trata-se do fato de que os novos gestores e líderes realmente têm uma outra visão de mundo, já que geralmente tiveram uma educação diferenciada em relação às gerações anteriores.

Como a cultura da empresa pode ajudar?

Acima, tratamos de um elemento fundamental: o da cultura organizacional ou corporativa. Hoje as empresas vão muito além da famosa fórmula “Missões, Visões, Valores”. Elas mergulham em regras de conduta que são bem mais profundas.

Assim, uma empresa de rótulos biodegradáveis já não poderia preocupar-se apenas com ser a líder de mercado e ter as melhores taxas de rentabilidade e lucratividade. Tanto é assim que, mesmo na Bolsa de Valores, existe um índice de sustentabilidade.

Ou seja, as empresas que se preocupam com valores sustentáveis, começam a ter um valor de mercado objetivamente mais significativo. Lembrando que sustentável também quer dizer aquele negócio que compensa, que gera lucro e se mantém no azul.

Porém, é o sentido ecológico do termo que tem ganhado destaque nas últimas décadas. 

Desse modo, trata-se da empresa que se preocupa com o meio ambiente, o impacto de sua produção na natureza, na comunidade do entorno e na vida do colaborador.

Daí falar sobre uma “cultura corporativa”, pois está tudo interligado, desde posturas motivacionais e morais que a liderança e os funcionários precisam manter, até posturas mais condizentes com qualidade de vida e foro pessoal de cada um.

Atualmente, a interpretação é a de que uma empresa de placa solar para ar condicionado não acaba sua missão em fabricar um produto sustentável. É preciso que a equipe tenha uma carga horária justa, um bom descanso e um salário digno, entre outros direitos básicos.

Assim, a cultura organizacional de uma empresa ecoinovadora impacta de várias maneiras o fortalecimento da marca, que abrange não apenas a publicidade e o marketing, mas também as regras internas e a harmonia entre a liderança e os subordinados.

Seguem adiante algumas dicas bastante práticas que podem ajudar nisso.

1. Investir em treinamentos e cursos

Uma iniciativa sustentável que impacta diretamente na imagem da sua empresa é a promoção de treinamentos ou mesmo cursos que toquem nessas pautas. Isso está alinhado com a questão cultural mencionada acima, daí ser algo tão positivo.

Tudo o que começa em um nível maior de abrangência, acaba se enraizando de maneira mais eficiente, especialmente se pensarmos no médio e longo prazo. Claro, se a empresa lida com sacolas de papel artesanal, esse assunto já é praxe lá dentro.

Mas caso ela não lide com um produto diretamente ligado à sustentabilidade, também é preciso, e talvez até mais importante, promover iniciativas assim. São nesses casos que os funcionários vão poder aprender valores que servem também para a vida pessoal deles.

Trata-se do famoso círculo virtuoso, que faz um especialista ensinar um gestor, que ensina um funcionário, que ensina as pessoas da sua casa e daí em diante.

2. A questão dos meios de transporte

Outra iniciativa igualmente abrangente e que ensina na prática, não apenas de modo teórico, é a do uso de transportes e meios de locomoção. Afinal, todo mundo precisa se deslocar de casa para a empresa, e o trajeto nem sempre é tão perto ou facilitado.

Por isso mesmo, o problema toca a cada um de nós. Além do mais, ter um carro próprio nem sempre vai diminuir esse desafio, já que o trânsito nas grandes metrópoles é conhecido por ser uma causa de estresse e desgaste diários.

Isso vale mais ainda para uma empresa que presta serviço, como na área de restauração em deck de madeira. Se os operários já vão ter que permanecer boa parte do dia na rua e automobilizados, que tal incentivar aos demais o uso de transportes alternativos?

Reuniões individuais podem descobrir a possibilidade de alguém ir de bicicleta, outros podem ir de transporte público e alguns até mesmo caminhando, a depender do caso.

Tudo isso é bem mais sustentável e demonstra o comprometimento real da empresa.

3. O papel da reciclagem no dia a dia

Hoje em dia, todo mundo já ouviu falar sobre a reciclagem e sua importância. Além disso, é cada vez mais comum irmos a estabelecimentos ou mesmo eventos públicos e encontrarmos lixeiras de cores diferentes, que incentivam o descarte correto.

Por isso mesmo, uma empresa que esteja preocupada em realmente melhorar sua imagem diante dos funcionários e da sociedade, precisa adotar essa medida sustentável.

Além das lixeiras e da separação entre descarte orgânico e descarte reciclável, pense na impressão diária. Um simples berçario e creche, por exemplo, pode usar papéis que iam ser destacados como rascunho.

Ou seja, não é preciso ser uma grande indústria que produz 24h por dia para ajudar nisso, pois se cada um fizer sua parte, o impacto geral já será muito melhor.

4. Infraestrutura elétrica e hidráulica

Falando em impressão e papel, essa realidade pode servir como trampolim para outras questões que são até mais básicas e estruturais, como água e luz. Ao conscientizar sobre o excesso no uso das impressoras, você já pode abordar esses pontos.

Quantos de nós não acabamos demorando demais na hora de lavar um talher após o almoço, ou ao escovar os dentes? Às vezes, a culpa não é nossa, mas das instalações, que estão com problema e fazem, por exemplo, uma torneira vazar.

Uma empresa que executa manutenção predial hospitalar deve estar acostumada a lidar com questão de água e luz, mas como andam as instalações do seu próprio escritório? Vale lembrar que a conscientização sempre é uma via de mão dupla.

Neste caso mesmo, além de melhorar sua imagem, a empresa vai economizar nas contas fixas do mês, o que também tem suas vantagens imediatas.

Bônus: visão micro e visão macro

Por fim, é preciso pensar nos detalhes. Após garantir que sua empresa tem uma cultura e uma infraestrutura ideais, dê um passo adiante.

Mesmo que você trabalhe com automação corporativa e altas tecnologias, lembre-se que detalhes como o uso de copo descartável também têm seu impacto no conjunto.

Seguindo a mesma linha, o uso de papel toalha nos banheiros pode ser substituído por uma solução eletrônica que seja mais sustentável, e daí em diante.

O foco aqui é manter a capacidade de ter uma visão do todo. Assim, vemos como as práticas sustentáveis podem melhorar a imagem e até mesmo a rentabilidade da sua empresa, com dicas acessíveis a todos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários