Biblioteca conquista sócios com Delivery de Livros em Ipatinga

Inciativa realizada no Vale do Aço, em MG, contribui para incentivar a leitura


O hábito de leitura ganhou mais espaço na rotina dos usuários da Biblioteca Central de Ideias (BCI) do Instituto Usiminas desde que o serviço de entrega de livros gratuito foi lançado, em agosto deste ano. A iniciativa do Instituto Usiminas foi implementada com o objetivo de atender aos usuários da Biblioteca mesmo com as determinações de isolamento social. O serviço é mais uma atividade da Ação Educativa do Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com mais de 15 mil usuários ativos, a Biblioteca atraiu a atenção de outros leitores com a novidade. Apenas em 40 dias, a Biblioteca Central de Ideias conquistou 53 novos associados e trouxe de volta outros 75 usuários, que renovaram o seu cadastro para ter acesso ao serviço de entrega domiciliar.

A leitura tornou-se a principal atividade do estudante Caio Guedes Cabral, de 18 anos, com o isolamento social. Usuário assíduo da Central de Ideias desde os 7 anos, Caio está contando com a entrega em casa para seguir com a leitura diária. "Sempre gostei de ler. Com a pandemia, passei a ler muito mais para passar o tempo. Está sendo incrível receber os livros em casa. Eles são sempre entregues e devolvidos com toda segurança", relata.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a proximidade com o público do Instituto Usiminas foi o principal objetivo e também o desafio durante o isolamento social. "Aos poucos encontramos alternativas de estar mais perto, cada vez mais conectados com o nosso público. A adesão dos usuários da Biblioteca Central de Ideias ao Delivery de Livros comprova que estamos alcançando o objetivo de continuar levando cultura para as pessoas, mesmo com os nossos espaços físicos fechados", enfatiza.

Entrega em casa
A iniciativa já alcançou 29 bairros de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, em Minas Gerais. A cada semana são entregues cerca de 40 livros. E para o motoboy literário Luciano Ferreira, responsável pelas entregas dos livros da Central de Ideias, a motivação aumenta ao ver a gratidão de quem recebe os títulos. "Fazer as entregas dos livros é muito gratificante. Encontro pessoas de todas as idades e todas ficam sempre muito felizes em receber os livros em casa", comenta Luciano.

Postar um comentário

0 Comentários