A importância de criar um e-commerce para a sua loja física


Muitos empresários que possuem uma loja física estão em busca de expandir o seu negócio e alcançar melhores lucros. Para isso, uma ótima opção é criar um e-commerce, que traz uma série de vantagens para a empresa. 


Manter uma estrutura física exige bastante comprometimento e dedicação. Qualquer tipo de loja precisa de investimentos para funcionar adequadamente, assim como para ser renovada e estar sempre em ordem. 


Para isso, existem vários custos envolvidos, que podem ir desde o aluguel do espaço até a contratação de uma grande quantidade de colaboradores. Dessa maneira, garantir que o estabelecimento permaneça funcionando pode ser um desafio diário. 


Quem deseja expandir o seu negócio sabe que, ao optar por um novo endereço físico, esses custos vão multiplicar, o que nem sempre é uma boa alternativa de crescimento. 


No entanto, como a tecnologia trouxe uma série de vantagens para a vida das pessoas, e também para o funcionamento de uma empresa, ela pode ser utilizada a favor dessa expansão. 


Com isso, surge a possibilidade de abrir um e-commerce, de modo que o estabelecimento seja encontrado por pessoas em qualquer parte do mundo. 


Assim, quem antes vendia capa de violão acolchoada no endereço físico, hoje pode ter clientes em várias regiões do país. 


Nesse sentido, o empresário que percebe essa capacidade de ampliação do seu negócio entende que esse investimento pode ser o que faltava para que a sua marca ganhe maior visibilidade e possa trazer o retorno que ele espera. 


Se você já considerava essa possibilidade, mas ainda não havia explorado o assunto da maneira ideal, certamente entender melhor sobre a importância de ter um e-commerce para a sua loja física pode ser uma etapa fundamental para o planejamento de abertura dele. 


Por isso, siga na leitura deste conteúdo e conheça os motivos pelos quais uma loja virtual faz sentido para a sua empresa e as vantagens que ela pode trazer. 

Por que criar um e-commerce para uma loja física?

Para abrir uma confecção de uniformes, o empresário precisa fazer um estudo de mercado aprofundado, de maneira a conhecer melhor o setor e as particularidades dele.


Além disso, ele deve considerar que existem outros elementos que podem influenciar no sucesso do seu negócio, o que faz com que ele precise analisar outros pontos que o estabelecimento dele pode possuir em comum com diferentes empresas. 


Uma dessas considerações extras é sobre a influência da tecnologia nos resultados que a empresa pode ter. Isso quer dizer que se ele está presente na internet, certamente o faturamento do comércio será muito maior do que o ponto comercial. 


Entender isso é uma das maiores necessidades do empresário, de modo que ele possa absorver o que significa, na prática, ter um e-commerce aberto. 


De fato, hoje existem vários motivos pelos quais vale a pena abrir a sua loja virtual, tais como:

  • Aumento de visibilidade da marca;
  • Ampliação da área de atendimento;
  • Expansão do negócio;
  • Ganho de autoridade;
  • Entre outros. 

Qualquer empresa, seja ela especializada em serviço de entrega motoboy ou em venda de roupas infantis, precisa que a sua marca seja vista de forma mais abrangente, o que vai criar uma valorização dela no mercado. 


Além disso, outro ponto relevante na abertura de um e-commerce é a ampliação da área de atendimento, uma vez que uma loja física está limitada a vender apenas de maneira regionalizada. 


Em paralelo, ter um e-commerce é também expandir o seu negócio sem ter que elevar custos de administração e de manutenção do estabelecimento. 


Vale também mencionar que uma loja virtual traz maior autoridade para uma marca, pois ela se torna uma alternativa de comunicação da empresa com o seu público, podendo utilizar a plataforma para divulgar conteúdos relevantes e que ajudem os compradores. 


Essas são apenas algumas das razões pelas quais é fundamental considerar que o seu estabelecimento físico deve ter e-commerce, já que ele pode fazer toda a diferença no crescimento da sua marca. 

A importância e as vantagens de um e-commerce

Para entender a importância de ter um e-commerce, é preciso considerar as características do nosso tempo, ou seja, os padrões de consumo das pessoas que vão sendo alterados graças ao uso da tecnologia. 


A pesquisa Webshoppers da Ebit/Nielsen traz um dado fundamental sobre isso: 5,3 milhões de brasileiros deram início a sua jornada de compras digital, fazendo a sua primeira compra online no primeiro semestre de 2019.


Isso quer dizer que cada vez mais pessoas consideram utilizar o mundo virtual para suprir uma demanda, seja ela a compra de peças de roupas, de livros ou de um vinho francês, por exemplo. 


Dessa forma, o empresário que investe no desenvolvimento do seu e-commerce pode ter algumas vantagens, que serão abordadas a seguir. 

1. O público da sua loja já está na internet

A quantidade de pessoas que possui acesso à internet e a utiliza para várias tarefas diárias cresce a cada dia.


Por isso, quem abre uma loja online já possui grande parte do seu público conectada, precisando apenas fazer com que ele saiba da existência do seu e-commerce e possa chegar até ali para realizar compras.


Isso quer dizer que um usuário que precisa comprar velas de cera de abelha certamente está pesquisando pelo item no mundo virtual.

2. Oferecer valores mais atrativos

Os custos de vender um produto em um endereço físico costumam ser maiores do que em um e-commerce, justamente porque o empresário adiciona valores operacionais nas suas tabelas de vendas. 


Na loja virtual isso se torna uma vantagem. Afinal, o preço para mantê-la funcionando é bastante baixo quando comparado a um local fixo. Nesse caso, os valores de venda na internet acabam sendo mais vantajosos para o cliente. 

3. O estoque já existe

Quando você já atua em loja física, a quantidade de produtos vendida no local costuma ser grande, o que faz com que o espaço precise ter o estoque sempre abastecido. 


Sendo assim, ao abrir o e-commerce da sua loja, não é necessário criar um novo estoque, uma vez que os itens vendidos no seu estabelecimento também podem ser oferecidos na plataforma virtual. 


Assim, seja para vender produtos de hidratação para cabelos cacheados ou para ofertar brinquedos, os estoques de ambos os locais se tornam um só, o que torna a abertura do e-commerce ainda mais simples e econômica. 

4. É fácil de administrar e de acompanhar

Ter uma loja física, em muitos casos, exige que o empresário esteja sempre presente no espaço, ou ao menos que esteja disponível em grande parte do período. 


Isso porque muitas decisões dependem dele, de maneira que se ausentar pode trazer algumas dificuldades na rotina do estabelecimento. 


Quando se atua com um e-commerce, a administração do negócio se torna bem mais simples, e o acompanhamento completo do desempenho da plataforma é mais dinâmico e facilitado. 


Além disso, cuidar do espaço físico pode implicar em investimentos periódicos, como a implementação de um novo projeto de loja de roupa para remodelar o espaço. 


Na loja virtual isso pode ser feito de forma simples, bastando uma repaginada no layout do site, que pode ocorrer em poucos minutos. 


Essas são apenas algumas das vantagens de criar um e-commerce para a sua loja física, de maneira que é essencial considerar a abertura dele o quanto antes, trazendo benefícios diretos para o seu negócio. 

Os resultados que um e-commerce pode trazer

Como não poderia deixar de ser, depois de conhecer algumas das principais vantagens que o desenvolvimento de e-commerce traz, é possível mensurar quais os resultados que um empresário pode esperar dessa nova modalidade da sua empresa. 


Em termos práticos, os primeiros retornos que se pode obter com uma loja virtual é o aumento do faturamento. 


Há muitos casos em que os valores recebidos com o e-commerce podem ultrapassar a renda obtida no endereço físico. 


Além disso, o reconhecimento da marca passa a ser outro. Isso porque, se uma loja está presente fisicamente no estado de São Paulo, ela já não está mais limitada ao seu município. Assim, ela pode ter clientes nas regiões sul e nordeste com facilidade. 


Tudo isso ocorre porque, ao fazer uma busca no Google para encontrar utensílios de cozinha para o preparo de um bolo caseiro de laranja, o usuário pode visualizar a loja virtual nos principais resultados de pesquisa. 


Ali, ele acessa a plataforma da empresa e pode conhecer todo o estoque de produtos disponíveis, podendo fazer um pedido de maneira prática e esperar pelo recebimento dos itens no conforto da sua casa. 


Sendo assim, é possível dizer que os principais resultados que um e-commerce pode trazer são aumento de faturamento, de visibilidade e da carteira de clientes, sendo esses os maiores desejos de qualquer empresário. 


Por isso, se você ainda tinha dúvidas sobre a importância de ter uma loja virtual para o seu estabelecimento físico, não deixe de investir o quanto antes nesse negócio, e conquiste retornos interessantes para a sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários