Acervo do Centro de Memória Bunge relembra os 70 anos da televisão no Brasil

Primeira transmissão aconteceu em 1950 na TV Tupi com publicidade de empresas, como a S.A. Moinho Santista, antiga empresa Bunge.



São Paulo, 16 setembro de 2020 - Francisco de Assis Chateaubriand, empresário das telecomunicações que já presidia o Diário dos Associados na época, inaugurou no dia 18 de setembro de 1950 a TV Tupi em São Paulo, exatamente às 22h. TV na TABA, apresentado por Homero Silva, foi a primeira transmissão televisiva no País e teve participação de grandes nomes como Hebe Camargo e Lima Duarte.

A iniciativa se deu após a visita do empresário aos escritórios da Radio Corporation of America, em Nova York, quando teve seu primeiro contato com estúdios de TV anos antes. Para o plano de Chateaubriand dar certo, foi necessário o investimento de empresas da época com patrocínios de um ano de publicidade pagos antecipadamente. Entre elas, estava a S.A. Moinho Santista, antiga empresa Bunge. Os aportes feitos pelas corporações auxiliaram na importação de 300 televisores para que o público pudesse acompanhar as transmissões.

O meio de comunicação que era considerado artigo de luxo na época, começou a ganhar novas emissoras conhecidas até hoje como TV Record e SBT. As transmissões eram em preto e branco e a maioria dos programas era realizado ao vivo por conta da falta de estrutura. Logo, os telejornais e novelas se tornaram populares e programas como Sítio do Pica Pau Amarelo e Repórter Esso ganharam destaque na história da televisão brasileira.

Parte da história da TV, bem como documentos textuais, iconográficos, tridimensionais e audiovisuais, que recontam a memória empresarial do País, podem ser encontrados no Acervo do Centro de Memória Bunge, criado em 1994. Todo acervo está disponível para consulta e visitação, após o fim do isolamento, mediante agendamento.


Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

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