A volta das que não foram: PANCs



Por Chef Bianca Folla 

Flores do ipê, brotos e sementes de araucária, frutos da costela-de-adão... o que todos têm em comum? São plantas alimentícias não convencionais ? PANCs (tcharan!). Você, com certeza, já comeu alguma e muito provavelmente sem saber sua terminologia. Pois bem, elas têm ganhado destaque e estão sendo cada vez mais sendo incorporadas no dia a dia das pessoas que procuram ter uma alimentação mais saudável e/ou que seguem a tendência da dieta Plant Based (que é pautada pelo consumo de alimentos orgânicos e naturais).
Na minha cozinha, costumo usar bastante peixinho da horta, taioba, ora-pro-nóbis e hibisco ? sim, o hibisco que ficou famoso principalmente entre as mulheres pelo fato de ajudar na retenção de líquidos é uma PANC, minha gente!
Com o aumento de movimentos que preconizam uma dieta mais equilibrada, saudável e orgânica, hoje em dia tem sido mais fácil encontrar as PANCs em supermercado e casas de plantas, tanto para consumo imediato quanto para cultivo em hortas domésticas. Esses dias, mesmo, uma amiga viu peixinho sendo vendida em vaso num supermercado de Ilhabela ? Litoral Norte de SP.
Mas, nem sempre foi assim, as PANCs já foram consideradas ervas daninhas ou invasoras porque algumas delas crescem espontaneamente junto com outras plantas, como se fossem matinhos, sabe? Mas, com esse conhecimento melhorado ou retomado, eu diria, temos a oportunidade de consumir alimentos com alto valor nutricional.
Tudo isso, na verdade, é reflexo de uma vida mais industrial, nas cidades, que fez com que a gente fosse perdendo o contato com a natureza e os saberes ancestrais ao longo das décadas. Em todo o mundo, há cerca de 25 mil espécies de plantas comestíveis, sendo que o Brasil tem de 15 a 20% dessa biodiversidade ? o equivalente a 10 mil espécies, em média. Porém, consumimos menos de 300 delas. É muito pouco, né? Tem muitas variedades a serem redescobertas.
E já que essa conscientização está sendo retomada, é sempre bom sabermos os benefícios dessas plantinhas que, mais do que decorar ou incrementar receitas, nos fornecem valores nutricionais importantes, contribuindo para a nossa saúde. Conheça os benefícios e as sugestões culinárias de algumas delas:

Hibisco
Considerada uma das melhores fontes de ferro, o hibisco tem ação anti coagulante, cicatrizante, efeito diurético, previne a diabetes e a síndrome metabólica, dentre outros benefícios . Suas folhas jovens, flores e sementes são comestíveis e podem ser consumidas cruas, refogadas, cozidas ou em forma de chá.

Peixinho da horta
Muito utilizada na decoração e na culinária, a peixinho da horta é considerada uma planta medicinal. Tem ação microbiana e emoliente, pode ser eficaz contra a tosse e irritações da faringe. É uma excelente fonte de fibra alimentar e de minerais como potássio, cálcio e ferro. De acordo com um estudo publicado no African Journal of Biotechnology, ela também tem alto poder é antioxidante, protegendo o organismo dos radicais livres. O peixinho pode ser servido frito ou empanado, em pratos elaborados ou como petiscos.

Taioba
Rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, cálcio e fósforo, a taioba é utilizada em pratos de saladas refogadas, sucos verdes e sopas detox. Dentre os diversos benefícios, estão: melhora da visão, combate à prisão de ventre, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de anemia e osteoporose.

Ora-pro-nóbis
Suas folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas. Possuem alto teor de fibras, ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e promovem saciedade alimentar. Além de muito saborosa, a planta tem alto teor de proteínas, fibras, potássio, fósforo, zinco, cálcio, magnésio, manganês, vitaminas A, C e B9, betacaroteno e compostos fenólicos. Na culinária, é comum ser usada em preparações de refogados, sopas, massas de pães e omeletes.

Coração de bananeira
Parte da planta em que nascem os cachos de bananas, o coração da bananeira é rico em nutrientes e carboidratos, promove saciedade e ajuda a diminuir a ansiedade. Somente a parte interna pode ser consumida, sua textura e coloração são semelhantes à do palmito. A planta também possui flavonóides, que atuam contra danos oxidativos, neutralizando os radicais livres. Quando você for ao sítio de algum parente ou amigo que planta banana, não perca esta experiência! O coração é retirado quando as bananas ainda estão verdes.
Se você fizer uma receita com as Pancs, envie a foto para o meu Instagram @achefemcasa, postarei nos stories.

Sobre a Chef Bianca Folla 


Formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal Chef Bianca Folla atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior.

Foi vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, recebendo o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote da Record, e teve seu primeiro contato com a alta gastronomia no Restaurante La Vecchia Cucina do Chef Sergio Arno.

‎Participou de aula na conceituada escola de gastronomia Madame Aubergine, se tornou Chef Consultora da Thermomix, tendo a oportunidade de conhecer o Chef Alex Atala e teve aula na Escola Recipease do Chef Jamie Oliver, em Londres.

‎‎Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro.

Postar um comentário

0 Comentários