Exposição “Uma Ode À Madeira”

ETEL apresenta e sedia exposição com criações inéditas assinadas por Etel Carmona, Claudia Moreira Salles e Lia Siqueira durante o Design Weekend 2019. “” revela a relação das três designers com o material e seus diferentes processos de criação, reforçando e consolidando as particularidades do trabalho das já consagradas designers.
Reconhecida internacionalmente como interlocutora do Design Brasileiro, a ETEL retorna às suas origens e exibe uma exposição que traz a madeira como protagonista – matéria-prima símbolo da sua história, narrada nesse contexto pelas coleções de Etel Carmona, Claudia Moreira Salles e Lia Siqueira. Com pelo menos 15 peças inéditas, a mostra enaltece o material e suas individualidades exploradas pelas mãos de cada uma delas.
Como parte da programação do Design Weekend 2019, uma das curadoras do evento, Winnie Bastian, vai mediar um painel com as três designers abordando o suporte como agente central das produções expostas. O intuito é aproximar o público do processo criativo de Etel Carmona, Claudia Moreira Salles e Lia Siqueira, que se destacam como importantes nomes do design brasileiro.
Etel Carmona
Designer autodidata começou sua trajetória profissional na década de 1980, restaurando peças de época em seu sítio no interior de São Paulo. Descobria, por trás da pintura e do verniz, madeiras maravilhosas e peças com uma construção ímpar. Desde então adotou como filosofia a madeira brasileira como joia, que merecem ser valorizadas e preservadas. Etel resgatou técnicas clássicas da marcenaria tradicional para assim deixar à vista a beleza dos encaixes, dos malhetes. Para a designer, a fabricação de peças sólidas, de construção rigorosa desperta nas pessoas um sentimento de memória, às raízes do autêntico mobiliário brasileiro e garantem a formação de uma dialética com desenho de nosso tempo.
Lia Siqueira
Apaixonada por desenho desde a infância, Lia estudou Arquitetura e Urbanismo na faculdade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Não demorou muito para que se destacasse na cena do design nacional. Entre os trabalhos que mais marcam sua identidade estão os que usam a madeira como matéria-prima. “Gosto do cheiro, de tocar a madeira. Fico fascinada com a relação do homem com essa matéria-prima. Nossa intervenção transforma esse material em algo totalmente diferente” diz Lia.
Claudia Moreira Salles
Formada na renomada Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro (ESDI), o trabalho de Claudia une a racionalidade e a simplicidade do design industrial combinado à riqueza da madeira nativa brasileira. Está sempre explorando novas técnicas e materiais, sempre inovando em suas combinações e contrastes, combinando madeira e concreto, mármore, e até mesmo nióbio, criando peças lindamente equilibradas, marcadas pela geometria e silhueta elegante.
Exposição:
“Uma Ode a Madeira”
ETEL São Paulo
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1834 – Jardim América
De 19 a 31 de agosto
De segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h30 e aos sábados das 10h00 às 14h00
Fechamos aos domingos
Painel – Etel Carmona, Claudia Moreira Salles e Lia Siqueira
ETEL São Paulo
22 de agosto (quinta-feira)
Das 17h00 às 18h30
Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
Contatos: anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial

Postar um comentário

0 Comentários