Escritora mineira lança livro infantil Xô, Coronavírus!

O livro, além de ser gratuito e online, busca informar os pequenos sem causar pânico.

Nos últimos meses, a palavra mais falada em todo o mundo foi o Coronavírus, que chegou causando mudança acentuada e abrupta para todas as famílias. E as crianças, como elas têm reagido? O que pais têm feito para minimizar os efeitos estressantes nos pequenos? É um momento para refletir, é claro. Pensando nisso, a jornalista e escritora mineira, Paula Emamnuella Fernandes, acaba de escrever o livro infantil, Xô, Coronavírus!, em plataforma digital, PDF e gratuito. O objetivo é informar as crianças sem causar pânico. No livro, a autora explica de forma lúdica, o porquê das escolas estarem fechadas, das pessoas usarem máscaras e como podemos nos proteger do Covid-19. O livro passou pela revisão técnica de profissionais da área da saúde e da educação e com a ilustração de Sergio Neres.

 

Segundo Paula, a ideia surgiu quando ouviu uma psicóloga dizer que, em seu consultório, foi uma criança, com menos de 7 anos, com síndrome do pânico devido ao Coronavírus. Ela estava tremendo e com medo de perder quem ela amava. “Isso realmente mexeu muito comigo, pois se nós adultos estamos vivendo essa angústia, imagina as crianças que ouvem isso o tempo todo? Uma coisa é estudar a História, outra é ser participante dela. Sem contar que, ainda há muito o que ser estudado sobre o Covid-19 e o desconhecido, por si só, é estressante para todos”, conta a escritora.

 

Segundo a psicóloga Carolina Mendonça, é importante, em uma situação tão nova quanto essa que estamos vivendo, não mentirmos para as crianças. Elas precisam saber o que tem acontecido no mundo, mas precisamos adaptar essa informação com o cuidado que cada idade exige para não criarmos uma situação de pânico. “Depois de orientados,  torna-se importante criar um espaço de escuta, que seja por meio e brincadeiras ou de diálogos, mas criar momentos que permitem as crianças expressarem os seus sentimentos em uma fase tão permeada de angústias  ansiedades”.

Uma das formas que muitos psicólogos e pais defendem é manter a rotina da criança e apresentar material lúdico e informativo para elas. É o que tem feito a mãe de Ana Clara, 4 anos, Danielle Corrêa.  Ninguém teve tempo de se organizar para lidar com essa situação tão adversa. Acumulamos atividades dentro de casa, o cuidado em período integral. Mantivemos a rotina da Ana, brincamos, lemos e explicamos de forma que ela entenda, mas que não se apavore com a situação.

 

Os livros podem ser adquiridos pelos links https://bit.ly/2TdQ2xk , no site da escritora www.livrolandia.art.br, no campo “Livros” ou em PDF.


Escritora mineira lança livro infantil Xô, Coronavírus! Escritora mineira lança livro infantil Xô, Coronavírus! Reviewed by Eryka on maio 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário